PUB

Destaques

Destaques da edição 642 do Jornal A NAÇÃO

Jihadismo alastra-se pela África Ocidental
Cabo Verde imune  até quando?     
As autoridades cabo-verdianas devem começar a preocupar-se com o recrudescimento de atentados jihadistas na Região do Sahel, onde, actualmente, poucos países se mostram imunes ao Islão radical. O alerta é do brigadeiro Antero Matos, que considera que o terrorismo é já uma ameaça para Cabo Verde.  A situação no Sahel chegou a um ponto tal que especialistas franceses defendem a mudança de política para essa parte de África.
 
Liderança do Grupo Parlamentar do MpD
Joana Rosa para travar
a ascensão dos “veiguistas”
Joana Rosa vai assumir a liderança do Grupo Parlamentar do MpD (Movimentopara a Democracia – no Poder), com a missão de tentar travar uma certa ascensão dos “veiguistas”, que têm Emanuel Barbosa, membro da Direcção dessa Bancada, como ponta-de-lança. A deputada, eleita pelo Círculo do Maio, vai substituir Rui Figueiredo, que foi chamado para o Governo, onde irá ocupar a pasta de Integração Regional. Emanuel Barbosa pode também disputar o cargo.
 
Tchalé Figueira em entrevista
“A Arte é uma lanterna nas trevas” 
“O silêncio musical das cores”, assim se chama a grande amostra de quadros que Tchalé Figueira inaugurou esta semana, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na cidade da Praia e que vai estar aberta ao público até 18 de Janeiro.
Uma oportunidade para esse pintor, nascido no Mindelo e a viver há já algum tempo da Praia, falar da sua arte. Pois, como defende, “a Arte é certamente uma lanterna nas trevas, mas sem amor e compaixão nada feito”.
 
Santo Antão
Professor desenvolve Projecto Musical para dinamizar Tarrafal de Monte Trigo 
“Monte Trigo também é música” é o nome do projecto musical que o jovem professor Osmar Silva está a desenvolver naquela pacata localidade do interior de Porto Novo, na ilha de Santo Antão. Iniciado no ano passado, o projecto conta já com dois trabalhos musicais completos e três vídeo-clipes lançados. O objectivo é revelar os talentos escondidos numa zona onde ainda se preserva os hábitos culturais à moda antiga.
 
Vendas disparam
Natal consumista… mas não para todos
Entre brinquedos, roupas, bijuterias, relógios e perfumes, sobressaem os livros na lista dos presentes deste Natal. Mas, infelizmente, nem todos têm condições de se render ao consumismo natalício e há famílias para quem o Natal é mais um dia no calendário e o que importa mesmo é a “vida ku saúdi”.
 
Transportes Terrestres
Sindicato acusa SolAtlântico de violar a Lei Laboral
O presidente do Sindicato de Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil, Serviços, Agricultura e Afins (SIACSA), Gilberto Lima, acusa a administração da SolAtlântico (Empresa de Transporte Público de Passageiros, na Cidade da Praia), de violação da Lei Laboral.
 
Regional de Futebol em São Vicente 
Terceira Jornada traz duelo entre Mindelense e Batuque 
A Terceira Jornada do Campeonato Regional de Futebol em São Vicente tem como destaque o embate entre o Mindelense e o Batuque. Este vai ser o segundo desta Temporada entre as duas formações e poderá ditar mudanças na liderança da Prova, assim como o duelo entre a Académica e o Farense. Castilho e Falcões procuram, frente ao Derby e Salamansa, respectivamente, os primeiros pontos na Prova.
 
-Esta Edição nº 642 – que já está nas bancas! -, traz, também, o habitual Caderno ETC., assim como, as Opiniões de Adriano Miranda, Alfredo Teixeira e de Arsénio Fermino de Pina; a par da Coluna de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top