PUB

Destaques

Destaques da edição 643 do Jornal A NAÇÃO

Moeda Única da Comunidade Económica de Desenvolvimento dos Estados da África Ocidental
Cabo Verde em cima do muro  
Com alguma resistência da Nigéria, é certo, os países que integram a CEDEAO (Comunidade Económica de Desenvolvimento dos Estados da África Ocidental ) vão passar a ter uma nova moeda, o ECO, que vem substituir o chamado Franco CFA. Cabo Verde, por enquanto, continua de fora. Enquanto o Governo tarda em se posicionar em relação ao ECO, o Banco de Cabo Verde adverte que uma eventual adesão não evidencia, de “forma inequívoca”, que os ganhos superariam os custos.
 
Economia
Dor de cabeça no desalfandegamento de pequenas encomendas continua
O levantamento das pequenas encomendas, nos portos da Praia e do Mindelo, nesta época festiva, continua a ser uma tremenda dor de cabeça para quem procura esses serviços. Alegadamente, o Governo alterou o Código Aduaneiro para simplificar o processo, mas o “caos” persiste e os utentes demoram três, ou até cinco, dias para conseguir levantar as suas mercadorias.
 
Santo Antão
Conclusão do Projecto “Rota das Aldeias Rurais” adiada para 2020
A conclusão do Projecto Turístico “Rota das Aldeias Rurais”, a ser implementado na Ilha de Santo Antão, foi mais uma vez adiada, agora para 2020, pelo menos. Lançado em 2015, este projecto só começou a ser executado em 2018 e de novo a passos de tartaruga. Os seus críticos, estes, começam a duvidar da bondade do Rota das Aldeias Rurais, numa ilha onde o despovoamento não pára de aumentar.
 
Retrospectiva 2019
Morna,
O Acontecimento do Ano
O ano de 2019 fica marcado, a nível cultural, em Cabo Verde, por inúmeras iniciativas em diferentes áreas, a mais relevante das quais a eleição da Morna a Património Imaterial da Humanidade, a 11 de Dezembro, pela UNESCO (Agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).  Este é, para o A NAÇÃO, o Acontecimento do Ano, por tudo o que esse género musicial significa para Cabo Verde e, agora, para o Mundo.
 
-Encontra, ainda, nesta Edição nº 643 – que já está nas bancas! -, traz, o tradicional Caderno ETC., assim como, as Opiniões de Paulo Mendes, Pedro Moreira e de Nataniel Vicente Barbosa e Silva.

PUB

PUB

PUB

To Top