Os agricultores em Martiene, Porto Novo, Santo Antão, negoceiam com a Empresa de Electricidade e Água (Electra) o pagamento de uma dívida de 400 contos para repor a normalidade no fornecimento de água para rega nessa localidade.
A Electra procedeu, em Dezembro, ao corte de energia eléctrica no sistema de bombagem de Escravoerinhos, em Martiene, alegando demora no pagamento de uma dívida de quase 400 contos, medida que acabou por criar constrangimentos à actividade agrícola nesse vale, um dos mais importantes de Santo Antão.
O representante dos agricultores, Januário Cruz, confirmou que tem havido negociações com a Electra com vista à reposição de luz eléctrica no sistema de Escravoerinhos, através de pagamento faseado da dívida, acreditando que a situação deverá ficar ultrapassada dentro de pouco tempo.
O corte de energia eléctrica no sistema de Escravoerinhos acabou por condicionar o cultivo de batata comum em Martiene, um dos maiores produtores deste tubérculo em Cabo Verde, com uma produção anual à volta de mil toneladas.
Entretanto, o Ministério da Agricultura e Ambiente já reparou o sistema de bombagem do furo em Martiene, intervenção que acabou por amenizar o problema de água nessa zona.
Fonte: Inforpress