PUB

Sociedade

Coronavírus: Cabo Verde tem em curso “medidas imediatas” e prepara-se para responder à epidemia

As autoridades cabo-verdianas informaram hoje que tomaram “medidas imediatas” no âmbito da preparação para responder à epidemia do coronavírus, a serem implementadas em todas as estruturas de saúde do país.

Em comunicado, a Direcção Nacional de Saúde salienta que, na segunda-feira, realizou uma reunião técnica com todos os profissionais e estruturas de saúde, accionou a equipa técnica nacional de intervenção rápida (ETNIR), e igualmente o Gabinete dos Assuntos Farmacêuticos (GAF) para providenciar os materiais e equipamentos consumíveis necessários para uma eventual complicação.

A DNS explica que na quarta-feira, e de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), procedeu à “socialização” com as estruturas hospitalares e regiões sanitárias das normas técnicas a serem observadas em todas as estruturas de saúde do país.

Por outro lado, em todos os pontos de entrada do arquipélago, nos aeroportos internacionais reforçou as medidas de vigilância, onde estão disponíveis profissionais de saúde para seguir todos os passageiros provenientes do exterior com acções preventivas de detenção, triagem e encaminhamento de eventuais casos de suspeitos e de aconselhamento.

A mesma instituição avança ainda que todas as estruturas de saúde já têm identificado um espaço de isolamento para responder a uma eventual situação de casos suspeitos, tendo também mobilizado materiais, equipamentos e consumíveis disponíveis no país, da mesma maneira que já se procedeu a encomenda de um stock para seis meses junto da OMS e a empresa nacional de medicamentos (Emprofac).

Consta ainda na nota que as mesmas estruturas, já têm normas e procedimentos de intervenção, e que estão a implementar medidas organizativas e funcionais que se impõe, incluindo mobilizar parcerias locais necessárias para responder da melhor forma a esta pandemia.

A Direcção Nacional de Saúde solicita e agradece que a comunicação social ajude a criar um clima de “serenidade, confiança e sem pânico” para enfrentar mais esta situação de risco internacional.

Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top