PUB

Mundo

Coronavírus: Primeira morte fora da China aumenta temor de propagação da doença 

O anúncio da morte nas Filipinas foi feito no domingo, 2, pela representante da OMS (Organização Mundial da Saúde) no País, Rabindra Abeyasinghe. “Trata-se da primeira morte causada pelo Coronavírus fora da China”, disse, vincando que é preciso “levar em consideração, que não é um caso de contaminação adquirida localmente”, pois, o “paciente veio do epicentro da Epidemia!”.
O ministro da Saúde das Filipinas, Francisco Duque, disse que o homem – que faleceu num Hospital de Manila – chegou ao País acompanhado de uma chinesa que também apresentou resultado positivo para o exame do novo Coronavírus. A mulher foi o primeiro caso de contaminação confirmado nas Filipinas e recupera-se num Hospital da Capital.
O novo Vírus já contaminou perto de 15 mil pessoas na China e propagou-separa 24 países.
Na quinta-feira, 30 de Janeiro, a OMS declarou a Epidemia “uma Urgência de Saúde Pública de Alcance Internacional” e inúmeros países anunciaram medidas excepcionais.
A China anunciou, no domingo, 2, que injectará 156 bilhões de Euros na Economia, para conter a desaceleração do crescimento, que aumentou desde o início da Apidemia.
A Operação acontece nesta segunda-feira, 3, dia de reabertura dos mercados financeiros, após as férias de Ano Novo, que foram prorrogadas.  Na segunda-feira, as Bolsas de Xangai e Shenzhen, fechadas há dez dias, retomaram as sessões.
O Banco Central informou, em Comunicado, que a Operação servirá para manter “uma liquidez razoável e abundante” para o Sistema Bancário, assim como para estabilizar o Mercado de Câmbio. O Banco já havia anunciado, no sábado, 1, várias medidas para facilitar o Crédito às empresas que contribuem para lutar contra a Epidemia do Coronavírus.
Segundo a Agência Oficial Nova China, em Pequim, as autoridades decretaram a obrigatoriedade do controlo de temperatura em todas as fronteiras da Cidade, nas entradas e saídas do Metro, escritórios e cafés.
Os Estados Unidos da América, a Austrália, a Nova Zelândia e Israel proibiram a entrada em seus territórios de estrangeiros que estiveram recentemente na China. A Mongólia, a Rússia e o Nepal também fecharam suas fronteiras terrestres com a China e a Papua Nova-Guiné cancelou o acesso aos portos e aeroportos a todos os passageiros vindos da Ásia. As Filipinas haviam acabado de decretar restrições semelhantes.
 
Com: RFI

PUB

PUB

PUB

To Top