PUB

Economia

Gasóleo mais barato e gasolina e petróleo mais caros desde o dia 1 de Fevereiro

Desde o passado sábado 1 de Fevereiro que o gasóleo ficou mais barato e gasolina e petróleo mais caros.
A Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME) estabeleceu novos preços máximos dos combustíveis em vigor desde a meia-noite do dia 1 deste mês, conforme avança a Inforpress.
Segundo um comunicado dessa Agência, o gasóleo normal passa a ser vendido a 101,80 ECV/L, o gasóleo para electricidade a 86,60 ECV/L e o gasóleo marinha a 73,30 ECV/L.
Já os preços do Butano, da gasolina e do petróleo aumentaram, sendo que a gasolina passa ser vendida a 125,90 ECV/L.
O mesmo para os preços do gás butano que passa a ser vendido a granel por 133,10 ECV/kg. As garrafas de 3 kg passaram a custar 379,00 ECV, as de 6kg, a 779,00 ECV, as de 12,5 kg, a 1.664,00 ECV e as de 55 kg, a 7.322,00 ECV.
Relativamente aos preços do fuelóleo 180 e fuelóleo 380 , os mesmos passam a ser vendidos a 51,60 ECV/L e 58,10 ECV/L, respectivamente.
Comparativamente ao período homólogo, a entidade reguladora explica que a variação média dos preços dos combustíveis corresponde a um aumento de 3,57%, e que em relação à variação média ao longo do ano em curso corresponde a um aumento de 1,99%.
Durante o mês de Janeiro, essa agência explica que o preço do petróleo no mercado internacional apresentou alguma volatilidade, registando uma tendência de descida (1,64%) relativamente ao mês de dezembro.
A normalização do clima de tensão entre os EUA e o Irão, o anúncio do cenário de excesso de oferta do petróleo para o 1º semestre de 2020 e o pessimismo dos mercados em relação aos efeitos que o coronavírus possa vir a ter sobre actividade económica a nível mundial pressionaram em baixa as cotações do petróleo.
O mês de Janeiro ficou marcado ainda pelo ataque aéreo dos EUA, que vitimou um dos principais responsáveis do regime iraniano e pela assinatura da primeira fase do acordo comercial entre os EUA e a China, situações essas que inibiram descidas mais acentuadas das cotações.
Essa agência económica salienta ainda que a cotação do último dia útil do mês de janeiro do câmbio EUR/USD, tendo como referência a BLOOMBERG, evidenciou uma depreciação do euro face ao dólar dos Estados Unidos, em 1,62% (1,1048), comparado ao câmbio do último dia do mês, o que constitui um dos factores da subida dos combustíveis no mercado interno, tendo em conta que o petróleo é negociado em dólares.
Também a evolução dos preços dos produtos petrolíferos no mercado internacional, aliada à depreciação do euro face ao dólar americano e ao aumento do Premium para fornecimento de combustíveis, determinaram os preços dos combustíveis, ora fixados, no mercado nacional.
Os novos valores do parâmetro CP (Custo de Aquisição do Produto) e os correspondentes preços máximos de venda ao consumidor final dos combustíveis regulados vigoram de 01 a 29 de Fevereiro de 2020.
C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top