PUB

Mundo

Angola: União Europeia avalia projectos no Moxico

A visita tem como objectivo conhecer os projectos de desenvolvimento económico com impacto no crescimento económico de Angola e que contribuam para o bem-estar da população, como é o caso da “Cidadela Jovens de Sucesso”.
Criado  – Segundo o “Jornal de Angola” – com o intuito de dotar os jovens das áreas sub-urbanas de conhecimentos e habilidades técnicas para a confecção de produtos e serviços, o Projecto “Cidadela Jovens de Sucesso” é integrado por Escolas Rurais concebidas para proporcionar aos cidadãos habilidades e formas de superação, mesmo sem qualificação.
Adolescentes a partir dos 14 anos, sobretudo aqueles privados de amparo familiar, são o público-alvo da “Cidadela Jovens de Sucesso”.
O Projecto abrange, igualmente, indivíduos sem qualquer formação, pessoas à procura do primeiro emprego, portadores de deficiência ligeira, desmobilizados do Exército e outros em situações de vulnerabilidade.
Os alunos têm direito à livre escolha e à prática da profissão
que pretendem exercer, a fim de aumentar e diversificar a capacidade formativa. Depois do ciclo formativo, os formandos têm oportunidade de criar o próprio negócio, viabilizando, assim, a sua inserção social, o bem-estar da sua família, bem como a sua identidade social.
O Programa da visita prevê um encontro com o governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, além de reuniões com representantes de vários sectores, como a Câmara de Comércio e Indústria e representantes da sociedade civil.
A delegação visita, igualmente, um campo de desminagem, no Canaje, operado pela empresa MAG e um Centro de Acção Social Integrada (CASI), em Lucusse, parte fundamental do Projecto de Apoio à Protecção Social em Angola (APROSOC). O Centro foi financiado pela UE para fortalecer as intervenções de acção social para apoiar as pessoas em situação de maior vulnerabilidade social em Angola, tais como idosos, pessoas com deficiência, mulheres e crianças.

PUB

PUB

PUB

To Top