Santa Catarina de Santiago acolhe a IV Edição da Feira de Cinzas. A iniciativa é da Associação Comercial, Agrícola, Industrial e de Serviços de Santiago (ACAISA) em parceria com a Câmara Municipal e o evento acontece de 22 a 26 de Fevereiro, na rua Pedonal, na cidade da Assomada.
No primeiro dia a feira abre as portas às 16 horas tendo na programação atividades Culturais e três espaços de venda para restauração, produtos di Terra e artesanato. A partir do dia 23, e até 26, a Feira de Cinzas abre portas às 10 horas e encerra às 22 horas.
Para o dia 24 estão agendados dois workshops a partir das 10 horas no Centro Cultural Norberto Tavares. “Apresentação de oportunidades de financiamento” e “Bebidas alcoólicas enquanto género alimentício e as exigências legais para a sua comercialização”, são os temas apresentados, por Domingos Correia (representante da Pró Empresa) e Elisângelo Monteiro (Inspetor Geral das Atividades Económicas) respetivamente.
Um dos grandes momentos acontece no dia 26, com o Almoço de Cinzas, tendo vários espaços da cidade de Assomada como parceiros do evento, que irão servir pratos típicos de cinzas, ao preço único de mil escudos.
No total participam na referida Feira oito stands de restauração, quatro de artesanato e mais de uma dezena de feirantes de produtos locais.
A Feira de Cinzas tem como objetivos a exposição e venda de produtos agrícolas e marinhos; o intercâmbio entre produtores, comerciantes e público; a valorização de produtos da região; a valorização e elevação da Cultura de Santa Catarina; a formação específica em técnicas de fabrico e conservação do grogue, aguardentes e licores; bem como a geração de boas práticas de cultivo.
A nível cultural esta agendado um espetáculo musical que leva ao palco os artistas Willy Semedo, Titio di Belo Freire e Oudjí. Haverá também momentos de jogos e brincadeiras para as crianças.