PUB

Mundo

São Tomé e Príncipe: Ministro apresenta Projecto de Plantação de Batata Inglesa

O ministro são-tomense da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Francisco Ramos, lançou, quarta-feira, 26, na Roça São Nicolau,no Distrito de Mezóchi, o Projecto de Plantação de Batata Inglesa (ou batata comum), como forma de reduzir a importação deste produto e incentivar a produção interna.
De acordo com a Agência STP-Press, o acto oficial aconteceu com a assinatura de um Protocolo de acordo entre o ministério da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural e a Associação dos Agricultores de São Nicolau, em cerimónia presidida pelo Titular da Pasta, Francisco Ramos.
“É uma grande alegria dar início a esta Campanha de Produção de Batata Inglesa em São Tomé e Príncipe”, disse Francisco Ramos, sublinhando que “nós podemos. Somos capazes. E, de mãos dadas chegaremos o mais longe possível”.
Tendo apontado a redução da importação como um dos objectivos do Projecto, Francisco Ramos revelou que a importação anual atinge as 600 toneladas desse produto, e que, por vezes, de baixa qualidade para consume, por opção dos importadores, por uma questão de lucro.
Além de ter anunciado o começo do Projecto com três toneladas de sementes de batata, por intermédio de crédito aos horticultores da Roça São Nicolau, este governante assegurou, também, o apoio técnico e o seguimento logo após a sementeira.
“O Santo (Santo Tomé) permitiu-nos uma terra em que podemos produzir muitas coisas. E, cada coisa no seu lugar”, realçou Francisco Ramos, acrescentando que “São Nicolau, zona de Monte Café, Bom Sucesso e Saudade, são zonas apropriadas para o cultivo de batata inglesa”.

PUB

PUB

PUB

To Top