PUB

Talento

Marco Paulo Santos: O torneiro-mecânico que sonha com oficina própria

Marco Paulo Santos, 27 anos, é torneiro mecânico, natural da Ilha de São Vicente, que perseguiu o sonho de ter oficina própria e hoje já planeja expandir o negócio e empregar mais pessoas. 

Marco começou como estagiário em uma oficina de mecânica auto e, ao pegar o gosto pela profissão, avançou com uma formação profissionalizante, aos 17 anos. Na Escola Salesiana de Artes e Ofícios se formou em mecânica auto e, em paralelo, começou a familiarizar com máquinas de produção de peças, encontrando assim a sua vocação. 

Ao ganhar interesse pela área, o jovem sentindo a necessidade de aprender mais sobre os tornos e procurou vaga em uma oficina, onde passou ao empregar o seu tempo livre, no período da tarde, depois das aulas normais. Depois de dois anos como estagiário, Marco finalmente passou a funcionário e permaneceu na oficina por mais cinco anos.

Durante esse tempo, o agora dono de uma empresa, planeava realizar o sonho de ter oficina própria. Em 2017 tomou a iniciativa e hoje já conta com quase quatro anos no ramo, depois de já ter feito alguma economia que o permitisse começar com o mínimo necessário de equipamentos. 

O primeiro passo foi, segundo conta, conseguir um espaço e um contentor onde funciona a oficina, que chegaram junto com a primeira máquina. A sua empresa, de nome “Oficina de Usinagem Mecânica”, foi oficialmente aberta nos finais de 2019 e hoje Marco já planeia contratar um segundo mecânico para o ajudar a dar conta da clientela que vem aumentando a cada ano.

“Arranjar clientes foi uma das fases mais difíceis. No início ainda não eram muitas as pessoas que conheciam o meu trabalho, portanto não apareceram clientes de imediato. Através de propaganda feita por colegas foram chegando pessoas que hoje são clientes fidedignos”, explica Marco.

Embora satisfeito com tudo o que conseguiu até aqui, o jovem diz que ainda faltam algumas coisas, nomeadamente máquinas maiores, para que a sua oficina fique completa, como sempre a idealizou.                                

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top