PUB

Covid-19

São Vicente: Germano Almeida internado por suspeita de Corona Vírus – ministro da saúde

O escritor cabo-verdiano Germano Almeida foi hoje internado no Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, depois de ter participado no Encontro Internacional de Escritores “Correntes d´Escritas” na Póvoa de Varzim, no Norte de Portugal, com suspeita de estar infectado com o novo Corona Vírus.

Em conferência de imprensa, o Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, não chegou a dizer o nome de Germano Almeida, mas explicou que se trata de um caso definido como suspeito, com base em critérios clínicos e epidemiológicos, tendo participado num evento internacional em Portugal.

“Clinicamente, o individuo, de nacionalidade cabo-verdiana, tem apresentado um quadro de infeção respiratória leve e, em termos epidemiológicos, tem o histórico de ter estado num evento em Portugal, onde se registou um caso já confirmado de infeção por corona vírus”, explicou.

De acordo com o ministro, o Serviço Nacional de Saúde já tomou as devidas previdências e, neste momento, o doente está internado e a fazer “muito exames” e recolha de material para análise.

No entanto não foi confirmado o local de envio das análises, se Dakar (Senegal) ou Portugal, nem a data de conhecimento dos resultados. De manhã, segundo a Inforpress, Germano Almeida terá dito que iam para Dakar, o que não foi negado, nem confirmado pelo ministro na conferência.

Arlindo do Rosário garantiu que todas as medidas estão a ser tomadas para controlar a situação e evitar a propagação de casos que eventualmente possam surgir, apelando à serenidade e confiança no trabalho das autoridades.

Já o delegado de saúde em São Vicente, Elísio Silva, esclareceu ainda que a Delegacia de Saúde tem trabalhado com um plano de ação, com directrizes a nível nacional e internacional.

“Temos equipas nos portos e aeroportos de São Vicente, trabalhando e fazendo investigação clínica a todas as pessoas provenientes de países com a epidemia” garantiu Elísio Silva.

Prova do trabalho feito, diz, é este caso suspeito detectado em primeira hora.

“Identificamos o caso, entramos em contacto com a pessoa via telefone, decidimos que era um caso suspeito e tomamos as medidas cabíveis de acordo com o protocolo” esclareceu.

Quanto aos familiares e pessoas que tiveram contacto com a escritor, Elísio Silva informou que foram “poucas” e que os mesmos se encontram em “quarentena domiciliar” e sob acompanhamento.

“A população não precisa se alarmar porque trata-se apenas de um caso suspeito e as pessoas que tiveram contacto com ele estão todas isoladas.”

Germano Almeida está internado numa ala própria para doentes e suspeitos de infeção com corona vírus e encontra-se estável, de acordo com a Directora do HBS, Ana Brito.

O escritor participou do festival literário “Correntes d´Escritas”, em Portugal, entre 13 a 23 de fevereiro, evento em que esteve o escritor chileno, Luí Sepúlveda, diagnosticado com o vírus.

Este é o primeiro caso suspeito do novo Corona Vírus em Cabo Verde.

De manhã, antes do internamento, em declarações à Inforpress, Germano Almeida disse que tinha sido desafiado pelas autoridades de saúde, na ilha de São Vicente, para ficar em quarentena, após o regresso a Cabo Verde, no último sábado.

“Estou ainda em casa à espera que me venham buscar para fazer umas análises e que deverão ser enviadas para Dacar”, explicou Germano Almeida, que disse, na altura, não ter nenhum sintoma.

De realçar que Mário Lúcio também foi convidado do festival, mas até ao momento nenhuma informação foi avançado se se encontra em Cabo Verde e se está em quarentena preventiva ou não. Até porque na conferência de imprensa não foram permitidas perguntas, ficando coisas por esclarecer como a situação dos passageiros que vieram no mesmo voo que Germano Almeida.

Entretanto de notar que em Portugal, o Governo vai garantir baixa médica para todos os casos em quarentena, seja nos serviços públicos ou privados.

PUB

PUB

PUB

To Top