O delegado da Saúde, na ilha do Sal, José Rui Moreira, tranquilizou hoje a população local, a propósito de rumores de casos de novo coronavírus na ilha, garantido que trata-se de um “falso alarme”.
Perante as especulações que circulam nas redes sociais, sobre suspeitas de chegada do novo coronavírus, ou Covid-19, à ilha do Sal, o delegado José Rui Moreira assegurou que não há registo de “nenhum caso”, acautelando as pessoas a não se pautarem pelas especulações.
O médico afiançou que se se registar o aparecimento de algum caso, a população será “imediatamente” informada, insistindo que até o momento não foi diagnosticado nem confirmado o aparecimento de nenhum caso de coronavírus na ilha turística.
“Deus queira que não venha a haver casos de coronavírus. Ninguém tem interesse em esconder nada. Mas em todo caso, estamos a tomar todas as medidas e precauções. Agora é evitar informações falsas”, alertou.
Perante o aparecimento de casos em Itália, país com forte ligação com Cabo Verde, o médico acautela que embora tenham sido interditados todos os voos provenientes daquele país por um período de três semanas, os passageiros da Itália que vieram ou vêm para o Sal, através de outras vias, estão a ser seguidos cuidadosamente.
Por outro lado, considerando que a ilha do Sal é a base do ‘hub’ aéreo, onde diariamente, circulam milhares de passageiros de diferentes latitudes, José Rui Moreira abonou que os serviços sanitários na ilha estão a fazer tudo para diminuir esse risco.
Entretanto, alerta às pessoas que chegam ao país a estarem atentas, e perante qualquer sintoma procurar os serviços sanitários.
O novo agente do coronavírus, chamado coronavírus – nCoV-2019 é uma família de vírus que causa doenças que variam das infecções respiratórias comuns a doenças graves, com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) identificada em 2012.
Fonte: Inforpress