PUB

Economia

Cabo Verde Airlines operou aviões quase vazios para Salvador por meses

Como é sabido, a Cabo Verde Airlines cancelou seus voos para Salvador no último dia 1º de março.

Mas desde 24 de junho de 2018 a companhia aérea operava regularmente na rota, mas seus aviões chegaram a voar quase vazios, segundo avança o portal Aeroin num texto assinado por Alexandre Barros.

Os dados são agência nacional de aviação civil do Brasil e foram fornecidos pela própria empresa.

Assim, de junho a dezembro embarcaram em Salvador apenas 799 passageiros, sendo que houve duas concentrações: 271 pessoas em junho e 295 em dezembro, avança a mesma fonte.

Nos outros meses do mesmo ano, o voo com o Boeing 757-200 de 183 lugares decolava praticamente VIP.

Segundo esse portal, naquele ano, a rota para Salvador ainda contava com escalas em Recife e/ou Fortaleza, dependendo do dia da semana. Sendo que a rota Sal – Salvador –  Sal, obteve apenas 20,97% de aproveitamento

Em 2019, a companhia eliminou as paradas em Fortaleza e Recife, mas manteve a rota de Salvador para o Sal.

Mesmo assim, conforme esse fonte, a taxa de ocupação permaneceu muito baixa, chegando a 16,17% em maio e 15,30% em abril.

E o aproveitamento, segundo o Aeroin, só melhorou quando a companhia decidiu investir na promoção de seus voos com os agentes de viagens em junho, resultando num “impressionante” incremento da demanda, no primeiro momento.

Segundo essa fonte em setembro a companhia obteve 88,13% de aproveitamento. E de janeiro a dezembro de 2019 foram embarcados 10.517 passageiros de Sal para Salvador e 10.499 passageiros de Salvador para Sal, com média de 55,21% de aproveitamento na rota.

Já em janeiro de 2020, pouco antes de encerrar os voos, 1.284 passageiros embarcaram com destino a Cabo Verde e de lá para Salvador 1.140 pessoas, com aproveitamento de 60,21% na rota.

Para concluir, conforme a a análise avançada por esse portal, Salvador “não se pagava”. O break-even ainda estava distante de ser atingido.

De notar que o jornal A Nação impresso chegou a escrever várias vezes sobre o facto dessa rota ser deficitária, com os voos praticamente vazios.

C/Aeroin

PUB

PUB

PUB

To Top