PUB

Covid-19

Coronavírus: ONU alerta que quarentenas e confinamentos do COVID-19 devem respeitar os Direitos Humanos

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos apelou, esta sexta-feira, 6, a que as medidas adoptadas pelos países para combater a propagação da Epidemia de COVID-19 respeitem os Direitos Humanos e sejam “proporcionais à avaliação dos riscos”.

A Epidemia de COVID-19 “é um teste à nossa sociedade, e todos temos de aprender e adaptar-nos à medida que reagimos ao Vírus”, afirmou a alta comissária de Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet.

“A dignidade e os Direitos Humanos devem ser fulcrais nos nossos esforços, não podem ser relegados para o segundo plano”, acrescentou, em Comunicado.

Michelle Bachelet também pediu às autoridades que prestem apoio económico às pessoas que deixaram de poder trabalhar, por causa do Surto do novo Coronavírus, até porque que a Epidemia corre o risco de se tornar uma “crise prolongada”.

O Alto Comissariado não aponta o dedo a nenhum país em concreto, mas salienta que “os confinamentos, as quarentenas e outras medidas destinadas a conter e combater a propagação do COVID-19 devem sempre ser aplicados com estrito respeito pelos Direitos Humanos, na medida do necessário e de forma proporcional à avaliação dos riscos”.

O Surto de COVID-19, detectado em Dezembro, na China, e que pode causar infecções respiratórias como Pneumonia, provocou já quase três mil e 500 mortos e infectou mais de cem mil pessoas, em 87 países e territórios.

 

Com: jn.pt

PUB

PUB

PUB

To Top