PUB

Mundo

UE abre caminho a uma parceria mais forte e mais ambiciosa com África

Em Comunicado divulgado na segunda-feira, a Europa anuncia que vai encetar discussões com os parceiros africanos, tendo em vista uma nova Estratégia-Conjunta a aprovar na Cimeira União Europeia-União Africana, a realizar em Outubro de 2020.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirmou: “A Estratégia com África que hoje apresentamos é o roteiro que nos permitirá fazer avançar a nossa parceria para o patamar seguinte. África é o vizinho e parceiro natural da União Europeia. Juntos, podemos construir um futuro mais próspero, mais pacífico e mais sustentável para todos”.

Por sua vez, o Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, que é Vice-Presidente da Comissão Europeia para Uma Europa mais Forte no Mundo, Josep Borrell, promete que ma parte do futuro da Europa joga-se em África.

“Para enfrentar os nossos desafios comuns, precisamos de uma África forte tal como África precisa de uma Europa forte. Temos tudo a ganhar com o reforço da nossa parceria, já muito sólida, em domínios como a paz e a estabilidade, a pobreza e as desigualdades, o terrorismo e o extremismo. Os nossos dois continentes necessitam um do outro para se tornarem mais fortes, se reforçarem mutuamente e concretizarem uma ambição comum: um mundo melhor que tenha por base uma ordem internacional assente em regra”, sustenta Borrell.

A cooperação renovada no âmbito das parcerias, centradas nos cinco domínios propostos, assentará no diálogo já em curso com os parceiros africanos, que prosseguirá na perspectiva da próxima Cimeira UE-UA, que se realizará em Bruxelas (na Bélgica), em Outubro de 2020, com vista a definir prioridades estratégicas comuns para os próximos anos.

As propostas apresentadas têm por base a dinâmica crescente nas relações UE-África. Com a VI Cimeira entre a União Africana e a UE e a conclusão das negociações do novo Acordo de Parceria entre a UE e o grupo de Estados de África, das Caraíbas e do Pacífico, 2020 será um ano crucial para nos mostrarmos à altura da nossa ambição de edificar uma parceria cada vez mais forte com África, o nosso parceiro natural.

A parceria deve basear-se numa compreensão clara dos nossos interesses e responsabilidades, tanto respectivos como recíprocos.

PUB

PUB

PUB

To Top