PUB

Covid-19

COVID-19: Trump suspende todos os vôos da Europa para os EUA… excepto Reino Unido

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou, na madrugada desta quinta-feira, 12, que suspende, por um período de 30 dias, todos os vôos da Europa para a América, como medida de contenção da Pandemia do novo Coronavírus – o COVID-19.

Em declarações à Nação – reportada pelo dn.pt -, Trump excluiu, no entanto, as viagens de e para o Reino Unido.

A medida entrará em vigor à meia-noite desta sexta-feira, 13, à meia noite.

Trump anunciou, ainda, medidas de apoio às pequenas e médias empresas afectadas pela Pandemia, como empréstimos a taxas de juro bonificadas.

A decisão de Donald Trump surge ao final do mesmo dia em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu classificar a crise do novo Coronavírus – COVID-19 – como Pandemia.

Em conferência de Imprensa, o director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, indicou que esta medida está relacionada com a expectativa de que, nos próximos tempos, o número de infectados e de mortos pelo novo Coronavírus continue a aumentar.

Ghebreyesus relembrou que “a contenção tem que continuar a ser o pilar mais forte” do combate ao novo Coronavírus. Até porque, nem todos os países atingiram a fase de mitigação (quando há contágio instalado na comunidade). 90 por cento dos casos de infecção concentram-se em quatro países: China, Itália, Coreia do Sul e Irão.

Os últimos dados apontam para mais de 118 mil contagiados, distribuídos por 114 países e perto de quatro mil e 300 mortos. “A OMS está a avaliar o surto 24 horas por dia e estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de disseminação e de inacção”, sustentou o director-geral da OMS.

 

Os EUA tinham, na noite desta quarta-feira, mil e 281 casos, oficialmente confirmados, e 37 mortes registadas.

Enquanto isso, na manhã desta quinta-feira, 12, Portugal contava com 78 casos de COVID-19 diagnosticados, aguardando-se o resultado de 133 análises laboratoriais.

Segundo o balanço diário da Direção-Geral de Saúde, divulgado nas primeiras horas desta quinta-feira, há um total de 637 casos suspeitos e quarto mil 923 pessoas em vigilância pelas autoridades de Saúde.

19 casos de infeção são importados (cinco de Espanha, dez de Itália, três da Suíça e um que estará relacionado com a Alemanha ou Áustria).

No balance de quarta-feira de manhã, 11, indicava-se a existência de 59 infectados, contra os 78 desta quinta-feira. Portanto, houve um registo de 19 novos casos.

PUB

PUB

PUB

To Top