PUB

Covid-19

Covid-19: saiba quais são as orientações que o Ministério da Saúde deu aos hotéis em Cabo Verde

As unidades hoteleiras em Cabo Verde receberam do Ministério da Saúde um conjunto de medidas de prevenção e controlo da infecção por coronavírus, para fazer face ao quadro de prevenção no país.

As recomendações passam pelo reforço dos cuidados de higiene e desinfecção das instalações, tratamento de roupa, proteção dos funcionários, manutenção das superfícies ambientais, até chegar a casos suspeitos de estarem infectados.

Depois do aparecimento dos primeiros casos suspeitos de coronavírus no país, o Governo viu-se obrigado a elevar o nível de alerta para perigo eminente. Diante deste quadro, as unidades hoteleiras e associações turísticas são chamadas a assumir as suas responsabilidades no combate ao vírus.

Num documento enviado pelo Director Nacional da Saúde, Artur Correia, é recomendado que os hotéis tenham um plano orientador interno e operacional, com uma reserva estratégica de equipamentos de proteção individual para os trabalhadores.

Por exemplo, adquirir, “o mais rápido possível”, um stock de materiais de limpeza e promover a formação e treino de todos os grupos de profissionais das diversas áreas do hotel ou alojamento sobre o Covid-19.

Deve ser definido um local para isolar uma ou mais pessoas que possam ser detectadas como casos suspeitos ou confirmados de coronavírus.

As directrizes vão também no sentido de cada unidade definir dois profissionais ou duas equipas diferentes, uma para efectuar a remoção da roupa e fazer as camas, outra para fazer a limpeza, em dois tempos de intervenção espaçados.

As fardas destes profissionais não devem ser levadas para lavar em casa. Devem ser lavadas nas lavandarias dos hotéis, a temperaturas elevadas.

Entre outras medidas, recomenda-se optar pela limpeza húmida, em vez da limpeza a seco, não utilizar aspirador para limpeza de pisos, especialmente aspiradores de pó.

Recorde-se que o vírus pode sobrevir durante horas em superfícies secas e até seis dias em superfícies húmidas.

Em casos de suspeitas ou infecção, a pessoa doente não deve sair do hotel. Deve permanecer no seu quarto e ligar aos profissionais da área administrativa do hotel. Estes devem ligar para contactos disponibilizados no pelo Ministério da Saúde, que procederão a avaliação do caso e, se preciso, contactem o respectivo delegado de saúde.

Nunca o doente deve se dirigir, por conta própria, a qualquer unidade de saúde, seja pública ou privada.

PUB

PUB

PUB

To Top