PUB

Covid-19

COVID-19: aumenta corrida ao gás na capital

Praia regista há mais de 24 horas, uma escassez de gás butano sobretudo as garrafas de 12 quilos da Shell, as mais utilizadas para o uso doméstico. Por agora, os postos da Shell nas zonas da Várzea, Achadinha, Calabaceira, Terra Branca, Palmarejo, e Achada Grande Trás não dispõem deste produto.

Na sede de Shell, em Achada Grande Trás, os utentes foram informados pelos trabalhadores de que já não há gás para encher as garrafas que reabastecem as lojas e que “talvez amanhã”, depois da chegada de um dos barcos, a situação pode “voltar ao normal”.

Também na procura pelas garrafas de três e seis quilos já se nota que as mesmas existem em menores quantidades que o habitual, tendo em conta a forte procura e armazenamento “desnecessário” deste produto, por causa da chegada do COVID-19 a Cabo Verde.

Contactado pelo A Nação, a empresa Vivo Energy – Cabo Verde, responsável pela Shell, garantiu que a quantidade de gás armazenada em stock, neste momento, é suficiente para assegurar o normal fornecimento à população e que “não existem quaisquer constrangimentos ou restrições no tocante à importação do produto”.

Por isso dizem não antever situações de escassez ou ruptura em Cabo Verde.

Tanto a Shell como a Enacol, as duas empresas que fornecem serviços de gás para uso doméstico, dizem verificar nos últimos dias uma grande afluência por parte dos utentes aos postos de venda, para a compra e contratos de várias garrafas de gás, a nível nacional.

As mesmas dizem reconhecer a situação que se vive a nível mundial (COVID-19), mas chamam a atenção das pessoas sobre o risco de armazenamento deste produto “de alto risco” em casa.

Por isso, apelam à responsabilidade social de todos para evitar o açambarcamento de gás em casa já que “há stock suficiente” nas duas empresas de combustíveis do país.

Neste sentido, a Shell apela a todos os consumidores que “entregarem de volta garrafas vazias em excesso e sem utilização, que possam eventualmente ter em casa para aumentar o parque de garrafas disponíveis, enchendo-as e colocando-as de volta no mercado”.

#juntosnaprevenção

#ficaemcasa

PUB

PUB

PUB

To Top