PUB

Covid-19

COVID-19: Governo alerta que órgãos que publicarem notícias falsas podem ser “responsabilizados judicialmente”

O Governo de Cabo Verde emitiu um comunicado dirigido aos órgãos de comunicação social e a todos os “veículos de informação” alertando e apelando para um conjunto de directrizes a seguir em relação à comunicação em tempo de Contenção do novo coronavírus.

“Os órgãos de comunicação social, públicos e privados, são e têm sido parceiros fundamentais no combate ao COVID-19”, começa por dizer o comunicado, explicando depois que o “Governo e todas as instâncias do Estado têm trabalhado com total transparência em relação aos eventos afectos à pandemia COVID-19 e os seus efeitos em Cabo Verde”.

A informação, refere o documento, “é o pilar principal de uma estratégia de sucesso no combate a uma pandemia como o coronavírus”, enquanto a “desinformação, por outro lado, é extremamente prejudicial a todos e pode causar danos a toda a sociedade”.

Por isso, para reforçar os mecanismos para uma boa comunicação aos cidadãos, o Governo, através do seu Gabinete de Comunicação e Imagem, torna público que as comunicações fazem-se a nível político através do Primeiro Ministro e outros membros do Governo, para o efeito indicados, sendo que a nível técnico e operacional, as comunicações para os órgãos de comunicação social são feitas: (1) do Gabinete de Comunicação e Imagem do Governo e do Ministério da Saúde e Segurança Social (Direção Nacional de Saúde) sobre assuntos relativos a casos de COVID-19 e sobre a doença e a sua prevenção; (2) do Ministério da Administração Interna (MAI) e o Serviço Nacional de Proteção Civil (SNPC) sobre medidas e informações relacionadas com a protecção, a vigilância e o cumprimento das restrições impostas no quadro do estado de contingência ou de outro que vier a ser declarado.

O Governo disponibilizou ainda aos órgãos de comunicação social um conjunto de contatos onde os jornalistas podem confirmar informações que eventualmente obtenham através de outras fontes que não as oficiais.

No comunicado em questão, o Executivo chama a atenção aos cidadãos em geral que as informações que não sejam confirmadas pelas entidades elencadas no ponto anterior, relativas à pandemia do COVID-19 em Cabo Verde, não devem ser tidas como verdadeiras e não merecem crédito.

O Governo alerta ainda que a publicação de informações oriundas de ditas “fontes não oficiais” por parte dos veículos de comunicação, sem a devida confirmação com as entidades competentes, “é uma prática danosa à sociedade, pois pode causar confusão e pânico num momento em que é preciso que a população aja com calma e serenidade”.

O documento alerta ainda que os veículos de informação que publicarem informações não verdadeiras neste momento de estado de contingência ou de outro que vier a ser declarado, podem ser responsabilizados judicialmente;

#juntosnaprevenção

#ficaemcasa

PUB

PUB

PUB

To Top