PUB

Destaques

Destaques da edição 656 do Jornal A NAÇÃO

Isolados do mundo

Preparados para o pior, à espera do melhor
A pandemia covid-19 chegou a Cabo Verde. O surgimento dos primeiros casos positivos fez aumentar o receio, mas também a procura de bens alimentares, gás e produtos de desinfecção como álcool, álcool-gel, máscaras e luvas. A prevenção é ainda o nosso melhor aliado, mas a OMS já alertou para África se preparar para o pior. Em Cabo Verde resta-nos preparar para o pior, à espera do melhor.

 

Carlos Santos, presidente da AJOC

“Ameaça do Governo contra notícias não confirmadas por ‘fontes oficiais’ pode acentuar autocensura”
A ameaça do Governo de agir “judicialmente” contra jornalistas que divulguem notícias da pandemia Covid-19 não confirmadas por fontes oficiais está a ser interpretada pela AJOC como uma interferência na independência e autonomia dos media. O presidente desse sindicato, Carlos Santos, considera que, a manter-se, essa ameaça pode acentuar a já existente autocensura nos jornalistas. A AJOC alerta, entretanto, que não defende um “mau jornalismo, ligeiro e sem critérios”.

 

São Vicente

Restaurantes apostam na entrega ao domicílio para driblar quebras na facturação
Alguns dos principais serviços de restauração na ilha de São Vicente estão a apostar no serviço de entrega ao domicílio para tentarem amenizar as quebras na facturação derivadas das limitações impostas pelo Covid-19. Contudo, esse serviço revela-se incapaz de cobrir as despesas de funcionamento desses serviços e, pelo que o A NAÇÃO apurou, o cenário tende a piorar.

 

Pandemia da Covid-19

Paralisação do turismo em Santo Antão afecta outros sectores
A pandemia da Covid-19 pode deitar por terra os ganhos que Santo Antão vinha averbando no sector do turismo. As unidades hoteleiras estão praticamente vazias, algumas até já fecharam as portas e mandaram os trabalhadores para férias antecipadas. Mas há outras áreas da economia que também já sofrem o impacto do coronavírus.

 

Economia
Governo adopta medidas para apoiar empresas e proteger emprego

 

Tóquio 2020 adiado

COC congratula-se com a decisão
Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados para 2021, decisão tomada pelo governo do Japão e o Comité Olímpico Internacional (COI), em concertação com os comités dos países membros. Para o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), trata-se de uma decisão acertada, tendo em conta a pandemia Covid-19. Convém frisar que até esta data Cabo Verde não tem qualquer atleta qualificado para o evento.

 

Manu Dibango

O grande senhor da música africana
Manu Dibango, o grande saxofonista camaronês, morreu na terça-feira, aos 86 anos, em Paris, vítima da pandemia covid-19. Dibango despontou, em 1972, para a ribalta mundial com o sucesso “Soul Makossa”. Também cantava, ou marcava com a sua voz grave o ritmo das suas vibrantes composições. Sem dúvida, um grande senhor da música africana

 

Encontra nesta Edição nº 656  – o tradicional Caderno ETC.; a par das Opiniões de Natacha Magalhães, José Valdemiro Lopes; assim como, da Coluna de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top