PUB

Covid-19

Covid-19: União Europeia prepara resposta global para combater pandemia

A Comissão Europeia já desenvolveu planos para apoiar os países parceiros no combate a pandemia de coronavírus.

Os planos estão centrados na crise sanitária e nas consequentes necessidades humanitárias, no reforço dos sistemas de saúde, água e saneamento e nas suas capacidades de investigação e preparação para lidar com a pandemia, bem como na atenuação do impacto socioeconómico.

Para apoiar estas ações, a União Europeia vai assegurar apoio financeiro aos países parceiros no valor de mais de 15,6 mil milhões de euros, a partir dos recursos para a ação externa existentes.

“O vírus não conhece fronteiras. Este desafio global requer uma forte cooperação internacional. A União Europeia está a trabalhar incansavelmente para combater a pandemia. Todos sabemos que só juntos podemos travar a propagação mundial do coronavírus e para o efeito, a UE convocará em breve um evento virtual para ajudar a mobilizar o financiamento necessário e apoiar a Organização Mundial da Saúde na ajuda aos países mais vulneráveis”, declarou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Segundo o vice-presidente, Josep Borrel, embora a EU esteja a fazer tudo o que está ao seu alcance para prestar apoio aos nossos cidadãos, deve também prestar assistência aos parceiros na vizinhança direta e para além dela, a fim de dar resposta ao impacto nos seus meios de subsistência, na sua estabilidade e segurança, uma vez que os seus problemas são também os problema da EU.

“Trata-se de uma luta global que ganharemos ou perderemos juntos”, declarou.

Olivér Várhelyi, comissário responsável pela Vizinhança e Alargamento, afirmou que, no âmbito da resposta global à pandemia de coronavírus, se está a reorientar mais de 3,8 mil milhões de euros de fundos previstos para os Balcãs Ocidentais e para os vizinhos imediatos a leste e a sul, tendo em conta as suas atuais necessidades.

O principal objectivo é dar uma resposta urgente à crise sanitária, reforçar os sistemas de saúde e atenuar o impacto socioeconómico da pandemia.

A resposta da UE segue uma abordagem de «Equipa Europa», que visa salvar vidas através de um apoio rápido e orientado para os parceiros que enfrentam a pandemia.

Esta abordagem Equipa Europa combina recursos da UE, dos seus Estados-Membros e das instituições financeiras, em especial o Banco Europeu de Investimento e o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento, para apoiar países parceiros e dar resposta às suas necessidades a curto prazo, bem como aos impactos estruturais a longo prazo nas sociedades e na economia.

Os primeiros pacotes já estão a ser aplicados na vizinhança mais direta: nos Balcãs Ocidentais, no leste e no sul.

A previsão é incidir o apoio nas pessoas mais vulneráveis, incluindo os migrantes, os refugiados, as pessoas deslocadas internamente e as suas comunidades de acolhimento.

Cerca de 3,25 mil milhões de euros são canalizados para a África, incluindo 1,19 mil milhões de euros para os países vizinhos do Norte de África.

Informações sobre o apoio imediato da União Europeia a Cabo Verde serão comunicadas nos próximos dias.

 

PUB

PUB

PUB

To Top