PUB

Covid-19

Covid-19/Santo Antão: sem acesso a TV e rádio nas zonas rurais, alunos do 12º ano preocupados em “salvar o trimestre”

A previsão para o início das aulas em rádio e televisão é uma preocupação para alunos que vivem em comunidades rurais, sem acesso ao sinal da televisão nacional e, por vezes, também sem rádio.

Para as irmãs Kelly e Ceazy Pires, ambas no 12º ano, resta a internet, para ter acesso às matérias. Entretanto, aqui se colocam outros problemas.

É  que a rede é igualmente fraca na localidade das duas irmãs, no interior do João Afonso, Concelho da Ribeira Grande, e assistir as aulas em vídeo disponibilizadas nas redes sociais não é sequer uma hipótese.

A solução tem sido grupos de chat no Messenger, um para cada disciplina, onde conseguem interagir com os respectivos professores e receber conteúdos.

“Os professores nos enviam fotocópias com as matérias do terceiro trimestre e fichas de exercícios para estudar e resolver em casa. Só que são matérias novas, e estudar apenas em fotocópias, sem uma explicação do professor, é complicado”, explica Ceazy Pires.

Por outro lado, diz, nos grupos não se consegue colocar uma dúvida e ser esclarecida, já que são muitos alunos a falar ao mesmo tempo. “Os próprios professores por vezes não têm paciência para isso”, considera.

Esta aluna diz, entretanto, que a sua escola, em Coculi, tem feito um esforço para fazer chegar as fotocópias e fichas de exercícios aos alunos nas suas comunidades. “No papel fica melhor para nós”, considera Ceazy, que se deslocou pessoalmente à instituição para receber as fotocópias e distribuir aos colegas da sua localidade.

Alcinda Salomão, professora de matemática, explica que esta foi uma forma de evitar que os alunos ficassem muito atrasados na matéria, principalmente com conteúdos que vão precisar na universidade.

“Fiz uma síntese da parte teórica, com alguns exemplos e enviei via Messenger. Mas depois surgiu a hipótese da escola enviar as fichas de exercícios, então aproveitei e pedi que lhes fosse enviado também o documento para seguir a matéria”, explica a professora.

Alcinda está ainda a preparar áudios e vídeos de explicações, além de exercícios que devem ser resolvidos e reencaminhados no chat para as devidas correcções.

Os alunos podem ser avaliados, mas, segundo esta docente, na esperança de que tudo se resolva e que as aulas sejam retomadas o quanto antes. Desta forma, com a retoma das aulas, será feita a revisão da matéria, antes de dar continuidade aos conteúdos do trimestre.

NA

 

PUB

PUB

PUB

To Top