PUB

Destaques

Destaques da edição 661 do Jornal A NAÇÃO

COVID-19
Presidência da República também pode perder verbas
Assim como a Assembleia Nacional (Parlamento), o Orçamento Privativo da Presidência da República deverá sofrer cortes com o Orçamento Rectificativo que o Governo deverá submeter ao Parlamento no próximo mês de Junho. Com a Pandemia da COVID-19, vários compromissos previstos pelo Chefe de Estado, no País e no estrangeiro, deixaram de fazer sentido.

 

Parlamento
Subsídio de Saúde para deputados: imoral e ilegal
Um jurista contactado por A NAÇÃO entende que a utilização da verba de cem mil escudos e despesas de passagem como “Subsídio de Saúde” a deputados, por ano, para além de imoral, pode ferir a legalidade. O problema, ao que parece, não é novo.

 

Estado de Emergência
Aumentam casos de VBG na Região Fogo/Brava
O Comando da Polícia Nacional (PN), na Região Fogo/Brava, registou uma redução acentuada dos crimes de roubo e furtos durante o período do Estado de Emergência. Em sentido oposto, houve um ligeiro aumento dos casos de Violência Baseada no Género (VBG) e aumento de detidos para identificação e apresentação ao Tribunal, por desobediência.

 

Máscaras obrigatórias
Produção comunitária vai abastecer mercado
O uso de máscaras em espaços públicos passa a ser obrigatório num período em que, pelo menos, em duas ilhas, a transmissão já é considerada comunitária e com a agravante de cerca de 80 por cento dos casos serem assintomáticos ou com sintomas muito leves. A par da importação, o mercado passa a ser abastecido pela produção comunitária ou artesanal, mediante normas pré-estabelecidas.

 

Retoma do Turismo
Victor Fidalgo diz que há incentivos fiscais “necessários” para o seu relançamento
O Turismo cabo-verdiano terá que “se reinventar” no pós-crise da COVID-19, considera o consultor Victor Fidalgo, que defende uma requalificação “mais aprofundada e alargada” dos principais destinos (Sal e Boa Vista). Este economista reconhece as dificuldades que o Turismo enfrenta por causa desta Pandemia, mas afirma que o sector já tem os incentivos fiscais necessários aos investimentos e ao seu funcionamento, com vista ao seu relançamento.

 

Ribeira de Principal
Moradores confiantes na Barragem para alavancar localidade
A população da Ribeira de Principal, em São Miguel (no interior de Santiago), aguarda com expectativa a disponibilização da água da Barragem local para a Agricultura. Os agricultores, criadores e demais moradores acreditam que a entrada em funcionamento da Barragem irá ajudar a alavancar o desenvolvimento daquela localidade agrícola.

 

 -Esta Edição nº 661 – que já está disponível em PDF! -, contém, também, o habitual Caderno ETC.; assim como, as Opiniões de Arsénio Fermino de Pina, José Valdemiro Lopes, Nataniel Vicente Barbosa e Silva e Silvino Benetti; a par das Colunas de Alex Semedo, Filinto Elísio, Natacha Magalhães e Silvino Monteiro.

PUB

PUB

PUB

To Top