PUB

Covid-19

Dia Mundial da Língua Portuguesa marcado em Cabo Verde por actividades virtuais

O Instituto Camões e o Centro Cultural Português na Praia, e no Mindelo, têm agendado um conjunto de actividades virtuais para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa que se comemora nesta terça-feira,5 de Maio.

Segundo uma nota de imprensa chegada à nossa redacção, várias personalidades, incluindo o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, e Embaixadores dos países da CPLP, com representação em Cabo Verde, irão deixar as suas mensagens sobre a importância língua portuguesa através de vídeos, que podem ser acompanhados a partir das 10 horas de hoje, na página oficial do Facebook do Centro Cultural Português da Praia (https://www.facebook.com/CCPCaboVerde/).

À noite, a partir das 19 horas, arranca o “Conversas de Dentro de Casa” com o escritor José Luís Peixoto, de Portugal, na página oficial do Facebook do Centro Cultural Português do Mindelo ((https://www.facebook.com/ccpmindelo/).

O evento que consiste num ciclo de conversas com escritores de países de língua portuguesa durante a primeira quinzena de Maio, vai receber na quinta-feira,7, o escritor cabo-verdiano Germano Almeida.

E porque esta comemoração se estende também ao público infantojuvenil, haverá de 6 a 13 de Maio, contação de estórias, com Dina Salústio, Antonieta Lopes, Marilene Pereira, Zenaida Alfama, entre outros escritores, na página do Facebook do Centro Cultural Português da Praia.

Entre outras atividades propostas, os interessados podem acompanhar a ação de formação intitulada “A canção cabo-verdiana em língua portuguesa – proposta de abordagem didática”, a Maratona de leitura: “A(s) ilha(s) nas literaturas de expressão portuguesa”, testemunhos de escritores, desportistas, cientistas, artistas entre outras personalidades “de renome” da CPLP.

Um concerto musical, onde Cabo Verde estará representado por Teófilo Chantre faz yambém parte do programa.

De realçar que 5 de Maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa foi declarado pela UNESCO em Novembro de 2019, mediante uma proposta de todos os países lusófonos que estarão a assinalar a data de forma virtual por causa da pandemia COVID-19.

Para mais informações sobre a data e o horário das atividades os interessados devem consultar as páginas oficiais do Instituto Camões ou Centro Cultural Português em Cabo Verde, quer da Praia ou do Mindelo.

PUB

PUB

PUB

To Top