PUB

Covid-19

Comemorações do “Dia da  Europa” condicionadas pela Covid-19

O dia da Europa é comemorado hoje, 9 de Maio. A efeméride é assinalada, este ano, num contexto diferente tendo em conta o combate à pandemia da Covid-19.

Por se tratar de tratar de uma atípico, por causa dessa pandemia, que afeta todos os países do mundo, as instituições europeias prestam  uma homenagem especial, através de uma série de atividades em linha, aos numerosos europeus que, num espírito de solidariedade, ajudam a União Europeia a superar a crise do novo coronavírus.

Em Cabo Verde, as embaixadas de Portugal, França, Luxemburgo e Espanha realizam ações de solidariedade nas diversas ilhas, beneficiando famílias mais carenciadas, conforme Sofia de Sousa, embaixadora da delegação da União Europeia em Cabo Verde.

“Vamos fazer uma distribuição de cestas básicas e de produtos básicos para vários grupos, em várias ilhas do país. Distribuiremos para grupos de famílias mais necessitadas como por exemplo presos na ilha do Fogo, pessoas que estão muito afectadas trabalham no sector informal como os lavadores de carro, mulheres vítimas de violência doméstica e famílias mais frágeis. Vamos fazer essa distribuição para permitir que as pessoas e as famílias possam também, dignamente, assinalar a dar do 09 de maio com todos”.

Para além de atos de solidariedade, o dia da Europa é assinalado com atividades culturais. Djodje, Rapaz 100Juiz, as bandas 7 Sois-7 Luas da Brava e do Maio e o grupo sul-africano “Mi Casa” participam, este sábado, pelas 18 horas, num ‘livestream’ para celebrar o Dia da Europa. Para Sofia de Sousa, o momento vai ser memorável.

“Temos um cartaz cheio, em força e tenho a certeza que vai ser um concerto memorável. O nosso objectivo é levar esta mensagem e partilhar um pouco aquilo que temos vindo a fazer aqui, com Cabo Verde, à diáspora”.

O dia da Europa é assinalado este ano num contexto diferente tendo em conta o combate à pandemia da covid-19.

PUB

PUB

PUB

To Top