PUB

Covid-19

COVID-19: Fase 2 de iniciativas comunitárias de reconstrução pós-emergência apresentada em São Vicente

A segunda fase das iniciativas comunitárias de reconstrução no cenário pós emergência, originada pela COVID-19 vai ser apresentada em São Vicente, esta quarta-feira (27).

A Fase 2 – Reconstrução foi implementada no âmbito do Plano de Reacção e Mitigação face à Covid-19 nas lhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau, no quadro do Projecto “Aliança para o Direito Humano à Alimentação Adequada e Iniciativas de Empoderamento de Jovens e Mulheres Rurais”, executado pela Associação dos Amigos da Natureza (AAN) e o Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI) e financiado pela União Europeia, através do Programa para Organizações da Sociedade Civil.

A mesma  pretende apoiar iniciativas úteis para atenuar as consequências da pandemia nas comunidades rurais e produtoras de alimento e permitir uma rápida reconstrução das dinâmicas económicas locais, favorecendo as capacidades produtivas e o emprego através da criação de novos serviços. A chamada é reservada às Organizações da Sociedade Civil (associações comunitárias, ONG’s, cooperativas, etc.) das ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau.

Assim os promotores desta segunda fase fazem saber que as propostas deverão ser enviadas até às 23:59 do dia 8 de Junho de 2020 e deverão adequar-se, claramente, a apenas uma das linhas prioritárias estabelecidas no regulamento.

Entre as linhas estão a reactivação/reforço de unidades de produção dos sectores primários da economia (agricultura, pecuária e pesca), acções que pretendem reforçar/criar serviços comunitários nas comunidades mais isoladas implementadas pelas associações e acções que pretendem apoiar a criação ou reforço de micro e pequenas empresas locais para a entrega de serviços comunitários (serviços de alimentação, assistência social e sanitária, ou gestão ambiental), compostas por jovens e mulheres em risco ou vítimas das consequências socioeconómicas da pandemia, como por exemplo, pessoas anteriormente inseridas na fileira turística que perderam o emprego devido à COVID-19.

O valor total disponível para apoio financeiro das acções da “Chamada Fase 2- Reconstrução”, é de 3.390.000,00 (Três milhões e trezentos e noventa seiscentos mil) Escudos de Cabo Verde, sendo que cada proposta poderá ter um apoio financeiro máximo de 565.000,00 (quinhentos e sessenta e cinco mil) Escudos de Cabo Verde.

O objectivo é seleccionar para apoio financeiro no máximo 6 (seis) propostas de acção, uma em cada município. As acções propostas deverão ter duração máxima de quatro meses com início a 01 de julho de 2020 e fim até dia 31 de outubro de 2020.

É de realçar que que a “Fase-2- Reconstrução: Iniciativas Comunitárias de Reconstrução no Cenário Pós- Emergência originada pela COVID-19”, do Plano de Reacção e Mitigação face à Covid-19 nas ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau insere-se num mais amplo conjunto de intervenções que estão a ser realizadas, quer directamente pela União Europeia, quer indirectamente através de Organizações Não Governamentais, financiadas pela União Europeia, que imediatamente disponibilizaram meios para apoiar as autoridades nacionais e locais na sensibilização e prevenção, em todas as ilhas.

PUB

PUB

PUB

To Top