PUB

Destaques

Destaques da edição 666 do Jornal A NAÇÃO

Democracia
Jovens políticos, mas longe do “veneno” dos partidos
Fazem do activismo e voluntariado um modo de participação política, muitos jovens, que protagonizam campanhas solidárias para salvar vidas nestes tempos de Covid-19, rejeitam tanto os partidos como as respectivas juventudes orgânicas. Consideram-nos “envenenados” por carreiristas e oportunistas.

 

Esquadra Assomada
Exames da ADN feitos em Portugal comprometem PN
O relatório da Polícia Científica Portuguesa (PJ) aponta que foram encontrados, nas amostras recolhidas para análise laboratorial, vestígios biológicos compatíveis com o ADN do agente policial Adilson Staline Batista, acusado de violar sexualmente uma mulher detida dentro da Esquadra da Assomada. A situação dos responsáveis da PN, que acobertaram o caso, complica-se ainda mais.

 

COVID-19
Aparecimento de casos no Sal periga retoma turística
A ilha do Sal foi surpreendida esta semana com os primeiros quatro casos positivos da covid-19. A situação deixou os operadores e a Câmara do Turismo em alerta, pois surge numa altura em que Cabo Verde já estava a preparar a retoma turística para Julho, num cenário de ilha “imaculada”.

 

Tarrafal de Santiago
Domingos Semedo dribla MpD e lança-se como independente
O MpD viu esta semana sair da sua família política uma candidatura independente para a Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago às próximas eleições protagonizada por Domingos Semedo. Este economista, natural do concelho, junta-se assim a José dos Reis (Mayka), do PAICV, quando é pouco provável que o edil José Pedro Soares venha a concorrer a um novo mandato por falta do apoio do seu partido, MpD.

 

Orçamento retificativo
Oposição vai propor isenção do IVA na água
Os partidos da oposição defendem, claramente, a isenção do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) na água, ou então uma redução desse imposto na ordem dos 50%, ou mais, no orçamento rectificativo, que deverá ser submetido ao Parlamento nos próximos dias. O MpD que, na oposição, “martelava” o então Governo com propostas de isenção do IVA na água, hoje, no poder, diz não ter uma opinião formada sobre o assunto.

 

Santo Antão
Ainda há resistentes em Pascoal Alves
Pascoal Alves é uma das localidades mais distantes e isoladas do município do Porto Novo, em Santo Antão. Devido às dificuldades de acesso, ao longo dos anos, a população foi abandonando esse povoado do Planalto Norte. Os últimos resistentes são pouco mais de 40 pessoas que vivem essencialmente da criação de animais.

 

Encontra, ainda, nesta Edição nº 666 – que já está disponível em PDF! -, o tradicional Caderno ETC.; assim como, as Opiniões de Adilson Veiga, António Carlos Gomes e de  Mónica Rodrigues; a par das Colunas de Alex Semedo, Filinto Elísio e de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top