PUB

Covid-19

Expo 2020: Governo dá por finda comissão de serviço de Ana Barber

O Governo deu por finda a comissão de serviço de Ana  Barber, para desempenhar o cargo de Comissária Nacional da Expo 2020.

Conforme um despacho do gabinete do primeiro-ministro, publicado no Boletim Oficial desta sexta-feira, 5, esta decisão deve-se ao cancelamento do evento, “por factos que fogem por completo ao controlo da organização, para o período para o qual foi inicialmente projetado”.

Perante este cancelamento motivado pela pandemia da Covid-19, o Governo entende que não se justifica a manutenção da desse comissariado, que deveria ser dirigido pela antiga presidente da Cabo Verde Trade Invest.

Os Emirados Árabes Unidos prepararam-se para organizar a Expo 2020 sob o tema “Conecting Minds, Creating the Future” e o Governo de Cabo Verde foi convidado a participar neste megaevento de importância mundial.

“A participação de Cabo Verde na Expo Dubai 2020 constituía certamente uma oportunidade de projetar e divulgar a imagem de Cabo Verde, a sua cultura, a sua economia e as oportunidades de investimentos, para além da partilha de conhecimentos e experiências”, realça o despacho do gabinete do primeiro-ministro sublinhando que o Governo, “honrosamente” respondeu inicialmente de forma positiva o convite formulado.

“Entretanto, perante a anormalidade e gravidade da situação de pandemia do novo corona vírus, aliada há incertezas sobre a sua duração e impacto que, de resto, já motivou o cancelamento do evento para o período antes previsto, o Governo de Cabo Verde, lamentavelmente, viu-se forçado a responder à sua participação no evento, não sendo possível, presentemente, adiantar qualquer decisão no sentido de uma eventual participação no futuro”, realça.

O Governo justifica que, na altura da aceitação do convite, antes da pandemia, por necessidades de trabalho, pela Resolução nº 157/2019, de 19 de Dezembro, foi criado, como estrutura de missão, o Comissariado Nacional da Expo Dubai 2020, presidido por uma Comissária e integrando representantes de várias instituições do Estado, conforme Despacho no 35/2019, de 27 de Dezembro.

 

PUB

PUB

PUB

To Top