PUB

Cultura

Obras da Igreja de São Tiago Maior na fase final

As obras de reconstrução da Igreja de São Tiago Maior, no concelho de Santa Cruz, já se encontram na fase final, depois de um ano.

Durante uma visita do Ministério da Cultura e Indústrias Criativas à igreja, esta segunda-feira, 08, o ministro da tutela manifestou-se satisfeito com o curso dos trabalhos, e considerou que o património vai “devolver à Santa Cruz um dos seus símbolos maiores” e arquitetura, história e memória.

“Há um ano, em completa ruína, o Governo de Cabo Verde, apostou na total reconstrução da igreja de São Tiago Maior. Vê-la reerguida é de um valor sentimental e memória patrimonial gigantesco e uma marca na nossa história”, enalteceu Abraão Vicente.

Durante a visita às obras, Abraão Vicente mostrou ainda a sua “total satisfação” com o avanço das intervenções realizadas e parabenizou o “trabalho extraordinário” da equipa do IPC – Instituto do Património Cultural, findo a parte exaustiva, dando agora início aos acabamentos, como a requalificação do exterior, a cobertura e o tratamento do piso.

A reabilitação da igreja enquadra-se no Plano Nacional de Reabilitação dos Edifícios Históricos e Religiosos, traçado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural e financiada pelo Governo de Cabo Verde, através do Eixo IV do Pograma de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidade (PRRA).

As obras tiveram início em Setembro de 2019, depois do trabalho de escavação arqueológica, datada de 2018. A obra está orçada no valor de 23 mil contos.

PUB

PUB

PUB

To Top