PUB

Covid-19

“COVID-19 teve um peso enorme a nível psicológico” – Ivan Almeida

O basquetebolista internacional por Cabo Verde, Ivan Almeida, admitiu que a pandemia da COVID-19 teve um peso enorme a nível psicológico, na sua rotina enquanto atleta.

Num exclusivo ao A NAÇÃO, este atleta de 31 anos, falou da pandemia da COVID-19 no basquetebol, da sua recente mudança para o Ironi Nahariya de Israel, mas também dos seus projectos a nível musical.

“El Condor”, como é conhecido tem actualmente 31 anos e é um dos destaques da selecção nacional de Cabo Verde em basquetebol.

Até o mês passado, encontrava-se ao serviço da equipa italiana De Longhi Treviso, antes de decidir rumar a Israel para representar o Ironi Nahariya. Na Itália o campeonato terminou por completo por causa da COVID-19 há cerca de quatro meses. Foi mais ou menos por essa altura que Ivan Almeida revela ter sentido o enorme peso da paragem, apesar de ter continuado com os treinos caseiros,

“A COVID-19 teve um peso enorme a nível psicológico. Estamos praticamente em uma prisão preventiva, porque estamos em casa. Não podemos fazer muitas coisas que gostamos de fazer mas pronto sabemos o peso que tem na nossa saúde e cada um tem que encarar isso de uma forma normal porque isto afecta todos e pronto, temos que saber dar a volta por cima disso”, diz Ivan Almeida ao A NAÇÃO.

Para fazer face a pandemia e manter os índices físicos mínimos, Ivan Almeida continuou a treinar, em casa, através de videochamadas com o irmão, Joel Almeida, que é também basquetebolista. “Treinava em casa com o meu irmão por videochamadas e fazia o máximo que podia com aquilo que tinha em casa: elásticos e tudo isso”, acrescenta.

Após o término do campeonato na Itália, este atleta decidiu resolver o seu contrato com o Treviso. Entretanto veio a surgir um novo desafio, desta feita, em Israel, onde acabou por assinar com o Ironi Nahariya.

“Estou aqui em Israel desde 27 de Maio. Quando cheguei aqui, fiz 14 dias de quarentena e só comecei a treinar no dia 11 de Junho com a equipa”, explica.

Paralelamente a carreira de basquetebolista, Ivan Almeida vai desenvolvendo projectos enquanto produtor musical. Actualmente tem em curso um projecto com o amigo Kenny Barbosa, que é rapper em Cabo Verde.

“Temos um álbum que vai sair agora em finais de Julho ou inicio de Agosto. Também tenho mais um projecto em paralelo com o Hilário Silva –  um EP de seis músicas –  que vamos lançar brevemente e tenho mais alguns projectos com vários artistas que ainda não decidimos quando vamos lançar mas pronto, futuramente saberemos mais detalhes disso”, avança.

Assim como o basquetebol a música faz parte do seu quotidiano e é por isso que já possui um estúdio em casa, onde sempre que possível trabalha da forma mais séria possível. “Não é um passatempo, é mais uma coisa que levo a sério e também amo fazer a música por isso tenho me dedicado a isso”, conclui.

Enquanto atleta profissional, Ivan Almeida tem passagens por Portugal, Espanha, Polónia, Itália e mais recentemente Israel.

PUB

PUB

PUB

To Top