PUB

Política

Candidatura de Albertino Graça à Câmara Municipal pretende resgatar orgulho dos sanvicentinos e respeito por São Vicente

A candidatura de Albertino Graça à presidência da Câmara Municipal de São Vicente, nas próximas eleições autárquicas, pretende resgatar o orgulho dos sanvicentinos e o respeito por São Vicente. A afirmação foi proferida pelo candidato do PAICV, durante o acto de apresentação oficial da candidatura, que decorreu ao final da tarde desta sexta-feira (3), em Mindelo.

Com o lema “São Vicente a nossa razão”, Albertino Graça candidata-se a presidência da Câmara Municipal de São Vicente, com o objectivo de servir a ilha e a sua gente, desde os residentes, aos na diáspora e todos aqueles que escolheram a ilha para viver.

“Escolhemos como lema ‘São Vicente a nossa razão’ porque é uma afirmação política que espelha exactamente o propósito ou a razão desta candidatura. Soncent. Não somos contra ninguém, muito menos contra qualquer partido. Somos sim a favor de um São Vicente moralmente preparado para o desenvolvimento. Precisamos, antes de tudo resgatar o orgulho dos sanvicentino e o respeito por São Vicente”, começou por dizer o candidato do PAICV às autárquicas em São Vicente, Albertino Graça.

Neste sentido recordou de forma crítica as declarações proferidas pela ministra Eunice Silva em 2016, sobre a contenção da expansão da ilha. Outros aspectos que mereceram a sua atenção foram a suspensão de voos da Cabo Verde Airlines entre São Vicente e Lisboa, assim como a ausência de representação da ilha no elenco governamental.

“Quando uma ministra vem a São Vicente e diz que é preciso travar o desenvolvimento de São Vicente e nada acontece, eu fico humilhado. Quando se suspende os voos da TACV de SV-Lisboa-SV e nada acontece, fico a pensar no orgulho sanvicentino e sua capacidade reivindicativa. Não quero falar do mérito individual de ninguém, porque não quero ser deselegante intelectualmente, mas quando eu vejo o actual elenco governamental, fico a pensar se ‘não haverá gente em SV com inteligência suficiente para integrar este governo?’”, disse Albertino Graça.

Albertino Graça diz estar ciente de que vai encontrar uma “ilha estagnada e desanimada”, bem como uma câmara endividada e com muitos problemas, além da conjuntura nacional e internacional nada favorável.

Entretanto, baseando-se no lema de campanha “São Vicente a nossa razão”, diz que a candidatura que encabeça quer caminhar junto da comunidade sanvicentina e é ao mesmo tempo um apelo para que todos façam a sua parte para construir a ilha voltada para o futuro.

Assim aponta a coesão social e a economia como a sua bandeira nos primeiros meses de mandato, para fazer face a crise. Estes dois aspectos fazem parte de uma lista de cinco pilares do seu mandato que inclui ainda a sustentabilidade urbana, coesão social, cultura e a segurança das pessoas. A colaboração com as universidades é também uma das prioridades do seu mandato.

“Preparar a nossa juventude e/ou reconverter os licenciados para serem os quadros mais competitivos e adaptados ao mercado de trabalho nacional, mas também competir a nível internacional”, argumenta.

Vectores da candidatura

A candidatura de Albertino Graça assenta ainda em três vectores, nomeadamente a Regionalização, a criação de um novo município em São Vicente e a garantia de mais força a economia local.

“Precisamos vencer definitivamente os preconceitos contra a regionalização. O que está em causa é a criação de um instrumento de combate às desigualdades e assimetrias regionais. Estamos a falar da possibilidade de definir a nível regional, a estratégia de desenvolvimento que se pretende prosseguir, bem como estabelecer as prioridades de investimento e mobilização de recursos para o seu cumprimento”.

Albertino Graça alerta para a necessidade de fazer um plano de requalificação e de um novo assentamento urbano para que não haja mais crimes contra o património histórico de São Vicente.

“Uma nova cidade terá de nascer em São Vicente, o mais breve possível. A criação de um novo município traz sempre muitos benefícios á população, desde logo a redução das desigualdades locais, maior presença do poder público e crescimento na geração de empregos”.

 A engenheira informática, Leila Barros, lidera  lista para a Assembleia Municipal de São Vicente. O engenheiro, Emanuel Spencer, é o director de campanha de Albertino Graça, nesta candidatura à Câmara Municipal de São Vicente. Roca Vera Cruz vai ser o mandatário.

PUB

PUB

PUB

To Top