PUB

Cultura

Santo Antão: Jovens criam iniciativas literárias

Com o objetivo de promover hábitos de leitura, alguns jovens em Santo Antão desenvolvem iniciativas de promover a literatura. São paixões que gostariam de compartilhar, criando uma rede de jovens leitores na ilha.

A paixão pelos livros motivou Risia Sequeira a desenvolver a recém criada “Social Biblioteca”, um passatempo que decidiu compartilhar também nas redes sociais. A página facebook visa promover uma rede de troca de livros e de incentivo aos hábitos de leitura.

“Como eu tenho o hábito de emprestar muitos livros, daí tive a ideia de criar a página ‘social biblioteca’ para incetivar mais pessoas e ajudar a cultivar o hábito de leitura. É um passatempo que quis compartilhar com outras pessoas”, diz Risia.

A jovem reconhce que os hábitos de leitura ainda são fracos e que é necessário estimulá-los. “As pessoas estão a aderir ao hábito de leitura, mas ainda é muito fraco. Tenho notado pelos desafios do facebook que há alguns jovens a ler. Os 15 minutos de leitura diários devem ser cultivados”.

O número de pessoas que aderiram ao projeto ainda não é muito, mas Risia Sequeira diz que a cada dia surge mais pessoas para solicitar a troca de livros pelos divulgados na página.

No Porto Novo, kélvis Veríssimo pretende criar uma Associação literária que poderá servir para ajudar na promoção da literatura no concelho, divulgação de jovens escritores, formações entre outras acções literárias.

“A ideia sugiu porque gosto de ler e senti-me inspirado pela Associação Literária de Tarrafal de Santiago (ALTAS). Quero também ajudar a difundir a cultura literária em Santo Antão, e ajudar os jovens a lerem, escreverem e desmistificar a ideia de que os jovens não se interessam pela literatutra”, avança.

A falta de infraestruturas culturais, nomeadamente de uma biblioteca municipal, no Porto Novo é uma das principais carências apontadas por Kelvis, que reconhece que esta infraestrutura poderia melhorar os hábitos de leitura.

A Associação Literária de que Kélvis pretende implementar poderá funcionar efectivamente assim que os estatutos estiverem prontos.

O jovem pede que às pessoas leiam mais para que desenvolvam o sentido crítico. Na mesma linha, Risia Sequeira diz que “cultivar o hábito de leitura auxilia o aprendizado, melhora o vocabulário, aprimora a escrita, ajuda na concentração e proporciona conhecer o mundo sem sair do lugar”.

Ricénio Lima

*Estagiário

PUB

PUB

PUB

To Top