PUB

Covid-19

Covid-19: Estudantes cabo-verdianos no Brasil pedem para regressar a Cabo Verde

Mais de uma centena e meia de estudantes cabo-verdianos no Brasil já manifestaram que querem regressar a Cabo Verde, devido ao agravamento da pandemia e, consequente, porque não sabem quando as aulas serão retomadas.

Em declarações à Radio de Cabo Verde (RCV), duas dessas estudantes alegam terem já contactado o Ministro dos Negócio Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, e pedem ao Governo de Cabo Verde para que façam diligências no sentido de programar um voo de repatriamento para Cabo Verde.

Estas duas estudantes cabo-verdianos dizem não saber quando as aulas serão retomadas e que, perante esta situação de indefinição e sem recursos para continuarem no Brasil, preferem regressar para junto dos familiares em Cabo Verde.

Nesse sentido, Laly Andrade, estudante de medicina no Rio de Janeiro, anunciou que mais de centena e meia de colegas cabo-verdianos em todo o Brasil já preencheram um formulário manifestando o desejo de regressar a Cabo Verde. O documento, segundo explicou, já foi enviado ao cônsul de Cabo Verde no Rio de Janeiro, de quem aguardam uma resposta.

“Uns preencheram o documento, mas outros não, não só por medo de perder a bolsa de estudo do Brasil, mas também devido a muitas outras situações que estão a passar” acrescenta a aquela estudante.

Vanessa Semedo, a estudar fonoaudiologia (estudo da voz, audição e dos distúrbios associados) há 3 anos na cidade de Vitória no Estado de Espírito Santo, reforça que a situação é complicada e que os estudantes anseiam por um voo de repatriamento.

“Queremos realmente voltar a Cabo Verde e ficar perto da família. A situação é complicada e está a piorar a cada dia. Estamos todos com medo até de ir ao supermercado fazer as compras” diz Vanessa.

Por sua vez, o cônsul de Cabo Verde no Rio de Janeiro, Pedro Santos, considerou que o “momento é de solidariedade”, e que os estudantes estão esperançosos de que haverá uma solução para a situação, nomeadamente um voo de repatriamento para Cabo Verde.

Alaídes Borges

*Estagiária

PUB

PUB

PUB

To Top