PUB

Destaques

Destaques da edição 671 do Jornal A NAÇÃO

Praia/São Vicente – Lisboa
Voos de repatriamento a preços exorbitantes
Durante este mês de Julho estão a ser realizados voos de repatriamento entre Praia-Lisboa (Portugal) e também de São Vicente, com destino à capital portuguesa. Os voos, só de ida, custam 80 contos por criança e 102 por adulto. Os passageiros dizem que o preço é exorbitante.

 

Estatuto Especial para Praia sem consenso parlamentar

  • Pressão do Sokols é “imoral e antidemocrática”
  • Salvador Mascarenhas diz que deputados são “marionetes” e “sem vontade própria”

Três deputadas eleitas pelo círculo de São Vicente dizem não se deixar intimidar com as ameaças do grupo Sokols-2017. Celeste Fonseca (MpD), Filomena Martins (PAICV) e Dora Pires (UCID) consideram que a pressão que esse movimento cívico mindelense pretende impor sobre os deputados dessa ilha, em relação ao estatuto espacial para a cidade da Praia, é “imoral e antidemocrática”.

 

Política
Busto e livro de Abílio Duarte “fulhados” no Parlamento
Enquanto um busto de Abílio Duarte repousa, há vários anos, num caixote nas traseiras da Assembleia Nacional, o ex-deputado nacional José Pedro Chantre de Oliveira pede uma estátua “elegante e digna” para o “proclamador” da Independência Nacional de Cabo Verde. Um livro “Abílio Duarte, discursos 1975 -1991” também está encaixotado há mais de três anos no Parlamento.

 

Praia
Taxista sem Previdência Social revoltado com empregador
Ima Varela, nome fictício de um taxista na Cidade da Praia, diz-se descontente por não estar inscrito no INPS durante os vários anos a trabalhar nas estradas da capital, principalmente agora, durante a covid-19. No entanto, a lei é clara, pois, segundo um advogado, trabalhadores na situação de Ima devem denunciar a entidade empregadora.

 

Ribeira Brava
Rácio médico/habitante aquém do recomendado pela OMS
O delegado de saúde na Ribeira Brava, Élvio Pereira, considera reduzido o rácio médico/habitante na ilha de São Nicolau. O concelho possui, agora, três médicos para seis mil habitantes, número esse aquém do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Natureza
Ambientalistas preocupados com Reserva Integral dos Ilhéus Rombos
Ambientalistas, que actuam na região do Fogo/Brava, estão preocupados com a protecção da Reserva Integral dos Ilhéus Rombos. Nomeadamente, com a falta de medidas para travar a grande pressão dos pescadores dessas duas ilhas que a elas aportam sem a necessária autorização das autoridades ambientais.

 

 São Filipe, quase um século de passos desencontrados
Cidade de São Filipe, na ilha do Fogo, é o núcleo populacional mais antigo de Cabo Verde, depois da Cidade Velha (Ribeira Grande de Santiago). A cidade dos Sobrados, como também é conhecida, assinala no domingo, 12 de Julho, os 98 anos da sua ascensão à categoria de cidade. Quase um século de altos e baixos.

 

Esta Edição nº 671 – que já está disponível em PDF! -, traz, também, o já habitual Caderno ETC., assim como, as Opiniões de Alexandre Gomes e de José Valdemiro Lopes; a par da Coluna de Alex Semedo.

PUB

PUB

PUB

To Top