PUB

Santiago

Covid-19: Praienses continuam a ignorar medidas de prevenção

O não cumprimento de quaisquer regras de medidas de prevenção contra a covid-19 torna a Cidade da Praia vulnerável a essa doença. Apesar da pandemia estar a alastrar-se por todo o país, com um número significativo de óbitos, ainda que todos doentes com outras morbilidades, as pessoas continuam a ignorar as regras de prevenção.

A covid-19 tornou-se um dos principais problemas que Cabo Verde enfrenta neste momento. A doença ameaça não só a saúde pública como também a economia do país.

Para minimizar a propagação da pandemia foram anunciadas várias medidas de prevenção. Estas são tidas como cruciais ao combate à doença. O uso de máscaras e viseiras tornou-se essencial para enfrentar a covid-19, além de lavar as mãos regularmente e o distanciamento social.

Na Cidade da Praia, apesar de muitos terem consciência da existência da covid-19 e dos seus riscos à sua saúde e dos seus, adultos e crianças continuam a ignorar totalmente o problema.

Festas e convívios continuam a ser feitos nas várias zonas da capital sem quaisquer medidas de higiene e etiqueta respiratória.

Maria Andrade (nome fictício) é uma senhora já de idade avançada que anda na rua sem nenhum meio de prevenção e diz não ter medo do coronavírus. “Como posso ter medo de algo que não acredito?”, pergunta.

“O coronavírus não me assusta, já passei por muita coisa pior durante a minha vida”,
reforça Maria.

Em contrapartida, Lúcio Cruz é um jovem que mora na zona de Ponta d’ Água e, na sua opinião, normalmente, as pessoas são irresponsáveis e pensam apenas no seu bem-estar. “As pessoas, apesar de terem consciência da gravidade da covid-19, ainda pensam que esta doença só afecta os mais velhos e aqueles com algum problema de saúde”, afirma.

O jovem Lúcio ainda reforça que o Estado não faz nada para diminuir os casos, mas que, no fundo, o culpado é a própria população que ainda deixa de lado as medidas de prevenção.

“Aqui na minha zona todos os dias muitos rapazes juntam-se em frente a uma loja para beber e falar, nenhum utiliza máscara, além de não respeitarem o distanciamento recomendado”, conclui.

Cabo Verde já soma 1698 casos de coronavírus e 19 óbitos.

Miriam Pires

*Estagiária

PUB

PUB

PUB

To Top