PUB

Economia

Covid-19: 20% das empresas suspenderam a sua atividade entre Janeiro e Março

Vinte por cento (%) das empresas em Cabo Verde suspenderam a sua atividade durante o primeiro trimestre de 2020 devido à pandemia da Covid-19, avançou hoje um inquérito realizado pelo INE.

Segundo o mesmo relatório 80% das empresas mantiveram-se em atividade, mesmo que de forma parcial, durante o período em apreço.

Ainda, cerca de 45% das empresas inquiridas responderam que, no período de referência dos dados (primeiro trimestre), ocorreram factos relevantes, destacando o surgimento do primeiro caso da Covid-19.

O turismo foi o sector mais afetado pela pandemia da Covid-19 em Cabo Verde, sendo que 83% das empresas do sector encerraram temporariamente.

Cerca de 68% das empresas inquiridas afirmaram que houve redução no seu volume de negócios devido à pandemia da COVID19.

A redução ou falta de encomendas/clientes e as restrições impostas foram apontadas como as principais causas do forte impacto no volume de negócios no primeiro trimestre.

Das empresas que afirmaram ter registado aumento do volume de negócios, 40% estimaram que esse acréscimo se situou entre 51 e 75%.

Cerca de 48% das empresas entrevistadas asseguraram que a pandemia não teve impacto na redução no número de pessoal ao serviço no primeiro trimestre de 2020 enquanto aproximadamente 43% tiveram opinião
contrária.

O relatório aponta ainda que 85,0% das empresas responderam que não tiveram necessidade de recorrer ao crédito
bancário para pagar salários ou outras obrigações. Das empresas que tiveram tal necessidade, 37,5% afirmaram ter beneficiado do crédito em condições mais favoráveis comparativamente a pedidos anteriores;

As empresas, na sua maioria, apontaram como medidas para fazer face à crise, o recurso a benefícios concedidos pelo governo. Realça- se, ainda, que cerca de 14% das empresas pretendem diversificar a produção/atividade
como forma de combater a crise provocada pela pandemia.

PUB

PUB

PUB

To Top