PUB

Economia

São Vicente: Saragaça – futura cidade industrial

A implementação da Zona Económica Especial Marítima de São Vicente (ZEEMSV) prevê a deslocalização de indústrias de Mindelo para Saragaça.

Com a promulgação do diploma que cria Zona Económica Especial Marítima em São Vicente (ZEEMSV), toda a indústria ligada ao sector marítimo existente em Mindelo será deslocalizada para zona de Saragaça.

Garantiu, ontem o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves. Todas as indústrias pesadas ligadas ao mar, como os estaleiros navais, o cais de pesca, o cais de contentores, e outras fábricas irão ser deslocalizadas para Saragaça, bem com todos os serviços administrativos associados, explicou o autarca.

Dando origem, portanto, a uma nova “cidade industrial” com características próprias de estrutura e de
saneamento.

A localização de infra-estruturas ligadas à área marítima em Saragaça é fundamental. Ter nessa zona um estaleiro naval, um cais de pesca, um cais de contentores que fará a ligação ao oceano Atlântico, e ter maior aproximação com a ilha de São Nicolau, fará com que o desenvolvimento dessa e das restantes ilhas seja mais célere, explicou
Augusto Neves.

Relativamente à área onde actualmente estão a Electra e a Cabnave, o edil as classifica de “zona nobre” e que “têm um enorme potencial” quer em termos de habitação como em termos hoteleiros.

Este projecto irá obrigar deslocalização das referidas indústrias pesadas da Matiota. Neste sentido, o Governo quer acelerar a sua implementação, que abarcará três fazes até o ano de 2035.

Carlos Alves

*Estagiário

PUB

PUB

PUB

To Top