PUB

Covid-19

Nova Zelândia: Oposição nomeia mulher para enfrentar actual PM

A Oposição da Nova Zelândia nomeou uma mulher, Judith Collins, como nova líder do Partido Nacional, que deverá enfrentar a popular Primeira-inistra (PM), Jacinda Ardern nas Eleições de Setembro.

Judith Collins foi eleita, terça-feira, 14 – de acordo com o portal jn.pt -, numa votação organizada horas depois da demissão do antecessor, Todd Muller, que invocou problemas de saúde e afirmou não ser “a melhor pessoa para o cargo”.

Collins, de 61 anos, é conhecida dos neo-zelandeses por ter sido ministra da Polícia no Governo do PM John Key.

Ficou conhecida como “esmagadora”, depois de ter aprovado Legislação que permitia à Polícia confiscar e destruir carros pertencentes a pessoas que participavam em corridas ilegais no País.

“Espero que o Partido Nacional possa esmagar o outro lado, a 19 de Setembro”, disse a nova líder à Imprensa, ironizando com o cognome por que ficou conhecida.

Collins reconheceu a dificuldade da tarefa face à popularidade de Jacinda Ardern, do Partido Trabalhista de Centro-Esquerda, que recolhe 50 por cento (%) das intenções de voto nas sondagens, contra 38% para o Partido Nacional.

“Gosto de causas que parecem muito difíceis, é aí que eu realmente me envolvo”, disse Collins à Rádio “Newstalk ZB”.

Collins é a quarta líder do Partido Nacional desde as Eleições de 2017, e tem mais experiência política do que os antecessores, tendo sido eleita para o Parlamento, pela primeira vez, em 2002.

Ardern goza, actualmente, de grande popularidade, em parte devido ao êxito do País na luta contra o novo Coronavírus.

O arquipélago, com uma população de cinco milhões de habitantes, registou apenas 22 mortes relacionadas com a COVID-19.

PUB

PUB

PUB

To Top