PUB

Economia

Associação de Turismo de São Nicolau alerta que intervenções em caminhos vicinais desvirtuam património “importante” da ilha

As recentes intervenções, com recurso a betão, feitas em alguns caminhos vicinais, no interior da ilha de São Nicolau, desagradaram a associação local de turismo, que tem tido uma aposta forte no turismo de natureza na ilha.

De acordo com a Associação de Turismo de São Nicolau (SN Turismo), a traça original e secular dos caminhos é hoje um dos patrimónios construídos mais importantes da ilha e um activo único para o seu desenvolvimento.

“Apesar de sucessivas chamadas de atenção e recomendações técnicas feitas junto das autoridades locais e população sobre a necessidade da preservação da traça original e modo de construção/reparação dos caminhos, continuamos a assistir a este tipo de intervenções”, lamenta a organização.

A SN Turismo estranha ainda mais este facto quando, segundo diz, é do conhecimento de todos o investimento que as próprias Câmaras Municipais, com o financiamento do Fundo do Turismo, têm em curso para a valorização, promoção e divulgação destes caminhos como produto âncora para o desenvolvimento turístico ilha.

“A SN Turismo não é contra o progresso e nem da melhoria das condições de vida das comunidades, mas entende que há formas de conciliar o passado com o presente de modo a garantir um futuro melhor para todos”, explica.

“A preservação dos caminhos é a preservação da memória e do legado das nossas gentes e da história da nossa ilha, da perseverança e resiliência da nossa população”, assegura, enaltecendo o valor histórico e patrimonial dos caminhos e da importância dos mesmos para p desenvolvimento do turismo e da economia local.

Enquanto entidade gestora da Rede de Percursos Pedestres de São Nicolau – Saniclau Trails Nha Caminhe, a mesma garante que vai promover uma petição para a recolha de assinaturas, visando a classificação e elevação dos caminhos, nos dois concelhos, a Património da Ilha, com o intuito de garantir a sua correcta manutenção e preservação.

NA

PUB

PUB

PUB

To Top