PUB

Cultura

Após corte do apoio do Ministério da Cultura “Young Talent” pede ajuda para adquirir bateria

O projecto musical Young Talent, no Porto Novo, pede ajuda para adquirir uma bateria, após ver a hipótese de patrocínio, através do Ministério da Cultura e Indústrias Criativas, não se concretizar devido aos ajustes do orçamento retificativo.

O grupo havia sido seleccionado no edital do Ministério da Cultura, e já fazia planos com os 200 mil escudos do patrocínio para a aquisição de instrumentos musicais para o grupo.

Com o cancelamento, o plano de compra de equipamentos fica comprometido. Neste sentido, o grupo lançou um apelo nas redes sociais para aquisição de, pelo menos, uma bateria.

“Ficamos sem alternativa para adquirir equipamentos musicais. Precisamos no momento de uma bateria porque sem esse instrumento fica difícil produzir e ensaiar. Muitas das vezes temos de alugar uma bateria para os ensaios”, faz saber Teodoro Graça.

Bateria é um dos vários instrumentos musicais de que este grupo sente falta. Estando num concelho com poucas ou nenhumas infraestruturas culturais, a tarefa de produzir e ensinar música fica difícil, como diz Teodoro Graça.

“Porto Novo não tem condições para o desenvolvimento musical, temos muito talento que se perde devido à falta de condições para trabalhar”, realça.

Em relação ao cancelamento do edital, Teodoro Graça diz que o Ministério da Cultura deveria analisar caso a caso. Para este agente cultural, os pequenos patrocínios em ilhas sem condições para o desenvolvimento da cultura deveriam ser mantidos, mesmo em tempos de pandemia.

Young Talent é uma organização não-governamental sem fins lucrativos e que aposta na promoção da música no Porto Novo.

Recorde-se que o Ministério da Cultura cancelou 43 projetos culturais do edital deste ano, quatro deles em Santo Antão. Para 2021 os financiamentos continuam suspensos.

Ricénio Lima

@Foto de arquivo

PUB

PUB

PUB

To Top