PUB

Mundo

Líbano: Presidente diz que investigação à explosão de Beirute “precisa de tempo”

A investigação à explosão ocorrida no Porto de Beirute e que assolou a Capital libanesa, a 4 de agosto, “precisa de tempo”, afirmou, este sábado, 15, o Presidente da República, Michel Aoun.

“Não há um atraso na investigação, mas precisamos de tempo para conhecer a verdade, porque ela é complexa”, afirmou o PR, em declarações à BFMTV, citado pela agência AFP.

Depois da explosão de 4 de Agosto, que causou 177 mortos e mais de seis mil e 500 feridos, devastando grande parte da Capital libanesa, as autoridades diligenciaram uma investigação, no âmbito da qual já foram detidas mais de 20 pessoas, entre funcionários do Porto e da Alfândega, e deverão ser interrogados membros do Governo na próxima semana.

Membros do FBI (Polícia Federal Norte-Americana) devem chegar a Beirute ainda este domingo, a convite das autoridades libanesas, para conduzir uma investigação.

No local estão, também, meios de investigação e equipas policiais e de busca franceses.

A propósito dos trabalhos, o número três da Diplomacia Norte-Americana, David Hale, afirmou, numa visita ao Porto de Beirute, que é preciso “garantir que uma investigação transparente, abrangente e confiável seja realizada”.

Citado pela AFP, acrescentou que não é possível “voltar a uma época em que qualquer coisa pode entrar no Porto ou passar pelas fronteiras do Líbano”.

No dia 4 de Agosto, um incêndio provocou uma forte explosão num Armazém do Porto onde, segundo as autoridades, tinham ficado armazenadas, por seis anos, duas mil 750 toneladas de nitrato de amónio, “sem medidas cautelares”, segundo admite o próprio Primeiro-Ministro demissionário, Hassan Diab.

Michel Aoun não descartou nenhuma hipótese, incluindo “acção exterior, com um míssil ou uma bomba”.

O Chefe de Estado chegou mesmo a pedir ao seu homólogo francês, Emmanuel Mácron, “imagens aéreas”, para avaliar “se havia aviões no espaço aéreo, ou mísseis”, na altura da explosão.

A tragédia devastou bairros inteiros de Beirute.

PUB

PUB

PUB

To Top