PUB

Economia

Ifome prepara nova secção para escoar produção agrícola local e uniformizar mercado

A Ifome Delivery, empresa cabo-verdiana do ramo alimentar, está a preparar uma nova plataforma de vendas dedicada à agricultura. A ideia é abranger pequenos produtores, potencializá-los e estabelecer um preço único no mercado durante todo o ano para redinamizar o sector agrícola cabo-verdiano.

Numa primeira fase, a Ifome, que já actua nos ramos de restauração e supermercados, prevê um investimento de 20 milhões de euros (dois milhões e duzentos mil contos) e, em dois anos, estar a trabalhar em todo o território nacional.

A plataforma vai operar junto dos agricultores e produtores em diversos municípios, fornecendo apoio e acompanhamento na produção para depois colocá-la no mercado a um preço acessível e invariável durante todo o ano.

Segundo dados avançados por Carlos Silva, sócio-gerente da Ifome Restaurantes, neste momento já estão identificadas 47 famílias em Calheta de São Miguel, ilha de Santiago, com terrenos com condições para a produção, mas sem que tenham meios financeiros para a produção efectiva.

Várias fases

O processo dá-se em várias fases. Primeiro, a empresa visita o produtor com o apoio de um engenheiro agrónomo, avalia o terreno e determina os equipamentos necessários para dar início à produção. A Ifome assume até 40% dos custos, ficando os 60% por conta da família ou da Câmara Municipal, segundo indica Carlos Silva.

Outros produtores já possuem todas as condições de produção, inclusive com a produção em dia, mas gastam muito dinheiro para colocar os produtos no mercado, nomeadamente com o transporte. Com esta plataforma, a empresa recebe o produto directamente no terreno e assume toda a logística de venda.

O objectivo passa também por estabelecer um preço único no mercado, válido em todas as épocas do ano. “Por exemplo, durante o verão um kg de tomate é vendido entre 200 e 300 escudos. No inverno o valor já desce para até 100 escudos”, esclarece.

“Queremos garantir a venda de forma que as pessoas não vão ser mais obrigadas à sobrevenda, com todos os produtos a um preço fixo, independentemente da época. Em dois anos esperamos estar com o projecto em todo o arquipélago e em condições de abastecer todos os hotéis em Cabo Verde”, perspectiva Carlos Silva.

Em Calheta de São Miguel, o acordo com a Câmara Municipal já está em fase de conclusão e a empresa está a preparar um pedido de concessão ou aluguer do Centro de Transformação de Poilão, criado em 2015 e até agora com as portas fechadas.

A ideia é utilizar o espaço para armazenar e fazer o controlo de qualidade, lavagens e embalagem dos produtos. Segundo Carlos Silva, a gestão deste espaço poderá gerar até 80 postos de trabalho directos.

O mesmo projecto está a ser pensado para os centros das ilhas do Fogo, Santo Antão, São Vicente e Maio.

Para o sucesso da iniciativa, a irregularidade de transporte entre as ilhas será solucionado com um barco próprio, com possibilidade de terceirização, avança Carlos Silva, de modo a levar os produtos até o cliente em tempo útil e garantindo a qualidade dos mesmos.

Perfil

Ifome é uma empresa de capital 100% cabo-verdiano, formada por jovens com idade compreendida até os 31 anos. De acordo com os sócios Carlos Silva e Sara Varela, a mesma nasceu em 2017, com o intuito de trazer, novamente, a agricultura para a base da economia de Cabo Verde, através da organização dos produtores e certificação dos produtos e logística agrícola. Estes jovens almejam superar a ambição 2030 do Governo e conseguir esse desiderato até 2027.

“Queremos superar barreiras que limitam a produção em massa de alimentos e transformar Cabo Verde num país eficiente e sustentável na agricultura”, conclui.

PUB

PUB

PUB

To Top