PUB

Covid-19

Espanha: Disparam números de Covid-19 e Madrid pede confinamento em certas zonas

A Comunidade de Madrid concentra um terço das novas infecções em todo o Território espanhol e o Governo Regional já recomendou o confinamento nas zonas em que a Pandemia tem tido maior impacto, apelando, ainda, a que se limitem as reuniões familiares e não descartando mais restrições aos sectores da Indústria e da Hotelaria e Restauração.

A informação foi explicada esta sexta-feira pelo vice-ministro da Saúde Pública, Antonio Zapatero – citado pelo dn.pt -, que se referiu, concretamente, a Carabanchel, Usera e Vallecas, os territórios com maior incidência da COVID-19 na Região e onde milhares de testes foram realizados em pessoas assintomáticas, no início desta semana.

Depois desses bairros, Fuenlabrada, Parla, Móstoles e Leganés são os municípios com maior presença do vírus entre a população, de acordo com o Relatório Epidemiológico, divulgado terça-feira, pelo Executivo Regional.

“Estamos preocupados”, confessou Zapatero, que culpou a grande mobilidade de uma Região altamente povoada como Madrid e recomendou à população “evitar viagens desnecessárias” e “tentar ficar em casa em áreas onde há maior número de casos”, defendendo ainda “evitar reuniões desnecessárias”.

“É absolutamente recomendável que não haja mais de dez pessoas”, recomendou.

Zapatero informou que a Comunidade vai “fazer consultas” para estabelecer mais medidas e recomendações “com respaldo legal” e relacionadas com a mobilidade e “actividades sociais”, como restaurantes, onde se formam grupos de pessoas. “

O vice-ministro da Saúde Pública também avaliou como “má-notícia” a decisão de um juiz de anular a decisão da Comunidade de Madrid de proibir que se fume na rua sem distância social e de antecipar o fecho das discotecas, insistindo que “continua a ser imprescindível” usar a máscara correctamente, respeitar a distância de segurança e garantir o Protocolo de Isolamento dos infectados e a quarentena dos seus contactos, algo que julga ser “certo” que não está a ser respeitado em todos os casos.

O Governo Regional voltará a realizar testes à COVID-19, na próxima semana, no Sul da Região de Madrid, a área mais atingida, às quatro zonas onde já foram testadas pessoas assintomáticas (Carabanchel, Usera, Villaverde e Puente de Vallecas) e a Fuenlabrada e Parla.

Até o momento, foi encontrado um percentual de infectados assintomáticos de 2,65 por cento.

Três hospitais de Madrid tiveram mesmo de suspender cirurgias, devido ao aumento de casos de novo Coronavírus que estão a ser registados na Região.

PUB

PUB

PUB

To Top