PUB

Cultura

Paulino Vieira: 64 anos de um ícone da cultura de Cabo Verde

Nascido a 31 de Agosto de 1956, Paulino Vieira, natural de São Nicolau, é considerado um homem “dotado de genialidade”, “visionário” e “futurista”.

“Mais do que um músico, um pensador, um estudioso, um pesquisador, um mestre e um maestro. Assim é Paulino Vieira, de imagem pouco convencional. Esperar dele normalidade é muito mais do que uma utopia. Paulino não é igual a ninguém”, escreveu o site Cabo Verde Infos, numa homenagem ao autor de grandes temas como “M´cria ser poeta” e “Um minute d´silence”.

Paulino foi o homem por trás do início de carreira de Cesária Évora, entre tantos outros artistas que ele levou a pisar os palcos do mundo.

“Paulino Vieira surpreendeu tudo e todos quando se percebeu que aos nove anos de idade estava à vontade no cavaquinho e no violão, um aprendizado adquirido apenas ao observar os alunos da pequena escola de música que o pai mantinha em casa. De São Nicolau seguiu então para São Vicente para frequentar a Escola Salesiana onde recebeu o apelido de ‘menino-prodígio” sublinha o mesmo site.

O músico se considera um cidadão do mundo, que “deixou de ter nacionalidade”, afirmando ser “de todo e qualquer sítio que pertence ao planeta terra”.

No seu coração não existem fronteiras, afirmava em 2019, em entrevista à RC do Alentejo.

PUB

PUB

PUB

To Top