PUB

Cultura

Djodje criticado por “posicionamento tardio” após música contra o racismo

O artista Djodje, da produtora Broda Music, está a ser alvo de várias críticas nas redes sociais, após o lançamento do videoclip “Preto”, uma música que fala do orgulho negro e faz uma homenagem “a todos aqueles que lutam contra o racismo”.

A música é também em featuring com Ricky Man, mas Djodje tem sido o principal alvo das críticas.

Ao lançar o videoclipe na plataforma Youtube, o Broda Music explicou se tratar de um conteúdo cujo objectivo é a consciencialização e a valorização do negro, e salientou que, “em nenhum momento” os autores quiseram “criar qualquer tipo de controvérsia ou sentimento de ódio”.

“O racismo existe sim e a melhor forma de combater este mal é falar sobre o assunto de uma forma consciente e com amor ao próximo”, explicou.

As críticas devem-se ao facto de alguns internautas não terem gostado do momento em que a Broda Music se posicionou sobre a problemática, apontando o vídeo como “moda”, por causa do movimento mundial “Black Lives Matters” (Vidas Negras Importam).

“Então agora o Djodje está a se tornar revolucionário. Eu nao me lembro de ver o Djodje se posicionar durante todos estes anos de abusos contra africanos, e principalmente em Portugal onde ele faz um grande sucesso”, alegou o internauta Miguel Slb, apontando como exemplo a morte do jovem Giovani, em Bragança.

Outra seguidora, identificada com Anísia Delgado, apontou casos de abuso policial e ataques racistas em que, segundo diz, o artista, que vive há vários anos em Portugal, nunca esboçou nenhuma manifestação.

“Tens que fazer muito mais do que isso. O racismo é para ser condenado e combatido, não é para ganhar likes com músicas. Precisamos da vossa ajuda real”, apelou Francelim Furtado, outro internauta.

Cobrado no Instagram, Djodje defendeu-se alegando ter-se posicionado sim sobre vários casos, incluindo sobre a morte de Giovani. “O facto de tu saberes de um acontecimento – no caso da minha manifestação relativamente ao caso do Giovani –  não quer dizer que não tenha existido. Convém pesquisar bem antes de falar”, escreveu o artista, afirmando ainda que publica “o que quer” e o que lhe “apetece”.

“A página é minha”, atirou Djodje, dizendo ainda estar em paz com a sua consciência.

De notar que Djodje não tem o hábito de lançar música de intervenção.

O videoclipe “Preto” foi lançado no Youtube, na sexta-feira passada e já conta com mais de 100 mil visualizações.

PUB

PUB

PUB

To Top