PUB

Covid-19

Região Sanitária de Santiago Norte já encerrou dois hospitais de campanha

A Região Sanitária Santiago Norte (RSSN) já encerrou dois dos três centros de isolamento regional que recebiam doentes assintomáticos e com sintomas leves da covid-19, de todos os seis concelhos que a compõem.

A informação foi avançada hoje à Inforpress pelo director da RSSN, João Baptista Semedo, segundo o qual, neste momento, está em funcionamento somente o centro de isolamento regional situado no espaço do ICCA no centro da cidade de Assomada.

“Do isolamento regional, iniciado a 10 de Junho de 2020, nos três centros, tivemos aberto o polidesportivo de Nhagar até 31 de Julho, a Residência Estudantil até 24 de Agosto e mantemos o espaço do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA)”, revelou o responsável.

A mesma fonte explicou que nos três centros de isolamento regional, todos situados em Assomada, deram entrada 414 pacientes infectados, dos quais 403 já tiveram alta, estando neste momento apenas 11 no centro de isolamento no espaço do ICCA.

Entretanto, para dar continuidade ao combate à pandemia na região, o médico lembrou que, a nível de recursos humanos, a RSSN foi beneficiada com a afectação de 31 enfermeiros específicos para trabalhar com a covid-19 e oito pessoal para apoio operacional.

“A mobilidade dos doentes está centralizada numa única ambulância para o efeito. A nível da gestão dos casos, os centros estão vocacionados para os isolamentos de doentes assintomáticos e com sintomas leves”, esclareceu.

Os casos que inspiram maiores cuidados são transferidos para o Hospital Regional Santa Rita Vieira.

A RSSN conta com quatro delegacias de saúde, um hospital regional e dois centros de saúde (São Lourenço dos Órgãos e São Salvador do Mundo), que dependem da Delegacia de Saúde de Santa Catarina e da Delegacia de Saúde de Santa Cruz.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top