PUB

Destaques

Destaques da edição 679 do Jornal A NAÇÃO

TACV/CVA
Trabalhadores no meio do fogo cruzado entre Governo e Icelandair
Os trabalhadores da TACV/CVA encontram-se no meio do fogo cruzado entre o Governo e a Icelandair. A maioria continua com salários em atraso, quer os que estão em “lay off”, e que só receberam os 35% por parte do INPS, quer os que não foram para “lay off”, e que se encontram em pior situação, com três meses em atraso. Naturalmente, a incerteza está causar apreensão.

 

Extradição Alex Saab
Supremo desfalcado para julgar recurso
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) vai ficar desfalcado, pelo menos, de um dos seus sete juízes conselheiros na hora de julgar, em plenária, o recurso interposto pela defesa de Alex Saab. Em caso de empate, o voto da presidente Fátima Coronel valerá por dois.

 

Campanha sem comícios
Poupança para candidaturas, golpe duro nas empresas
A ausência de comícios para autárquicas de 25 de Outubro, por causa da Covid-19, pode levar cada candidatura a uma poupança de três mil a sete mil contos, durante os 15 dias oficiais de campanha permitida por lei. Para as empresas de som, de logística ou músicos, entretanto, tal impedimento constitui mais um golpe duro nas contas quase zeradas nesses tempos em que se anulou a maioria dos eventos culturais e públicos em Cabo Verde.

 

Economia
Jorge Maurício e Rafael Vasconcelos disputam CCB
A lista de Jorge Maurício, que concorre à liderança da Câmara de Comércio de Barlavento (CCB) vai priorizar o relançamento da economia nacional através de uma resposta assertiva ao actual momento de crise vivenciado pelo empresariado. Caso for eleito, a estratégia é sustentada pelos pilares reorganizar, reposicionar e reivindicar mais benefícios para o sector privado. Para tal, apresenta uma equipa multifacetada que respeita a paridade.

 

Ensino
Pais e encarregados da educação apreensivos com o início das aulas
Os pais e/ou encarregados de educação estão apreensivos em relação ao início do ano lectivo 2020/21 em plena pandemia da Covid-19, e “incertos” diante das medidas do Ministério da Educação. O que mais desagrada são as medidas de segurança e a carga horária, pelo que, a maioria é a favor de aulas à distância.

 

 Tarrafal de Santiago
“Djaló inventor” desenvolve projectos que tornam casas e carros inteligentes
O electricista Wilson Souto Semedo, conhecido por “Djaló inventor”, natural do concelho de Tarrafal de Santiago, está a desenvolver e implementar um projecto de casa inteligente. O sistema permite que todos os equipamentos electrónicos, que possuem telecomandos, possam ser ligados e desligados através da voz. “Djaló” consegue também ligar e desligar o motor do seu carro, usando simplesmente a sua própria voz.

 

 Encontra, também, nesta Edição nº 679 – que já está disponível em PDF! -, o já habitual Caderno ETC., assim como, as Opiniões de Geraldino Correia, José Valdemiro Lopes e Lucas Monteiro, a par da Coluna de Alex Semedo.

 

PUB

PUB

PUB

To Top