PUB

Editorial

Editorial: A NAÇÃO brinda pelos seus 13 anos

O Jornal A NAÇÃO assinala o 13º Aniversário da sua criação, no domingo, 6, e fá-lo sem pompa, mas com circunstância, porquanto em tempo de Pandemia do novo Coronavírus, que vem criando acentuada crise (sanitária, económica e social) ao Mundo e, consequentemente, a Cabo Verde.

 Nestes 13 anos, com os seus altos e baixos no pulsar da Nação Cabo-Verdiana, o Jornal tem feito mudanças graduais e incrementais, sendo hoje, um órgão de Imprensa com lugar marcado no mosaico da Comunicação Social Nacional e, mais do que isso, com Marca de Qualidade em termos da oferta informativa e da promoção de uma opinião pública esclarecida, crítica e actuante, abarcando tudo quase seja de relevância para os seus leitores.

 Não só na versão impressa e na versão online, corolários destes anos de experiência jornalística, mas na prestação do anúncio de utilidade pública e da publicidade comercial, a que se incluem a satisfação das demandas de “clippings” e resumos de informação, sempre com inegável noticiabilidade – a fazer jus ao retorno dos leitores e clientes, dentro e fora de Cabo Verde -, o A NAÇÃO vem cumprindo com denodo e verdade, cada propósito por que foi criado em 2007.

 Entrementes, o nosso desafio de fazer mais e melhor é a edição nossa de cada dia, graças ao empenho e dedicação de uma Equipa apostada no compromisso de verdade e qualidade, naturalmente, respaldadas pelo ganho maior que é a Liberdade da Imprensa.

 Uma palavra para trazer à lembrança dos poderes públicos sobre a importância da Imprensa Livre e capaz de mediar as posições plurais e diversas da Sociedade, incorporados, aliás, no nosso Manifesto Editorial, assim como questionar maior atenção institucional em relação à sustentabilidade dos órgãos de Imprensa neste período de crise e de incertezas. 

Os planos de contingência e de salvaguarda dos activos nacionais não podem fazer vistas grossas ao papel da Imprensa na nossa Sociedade. 

E este apelo não se direcciona para o nosso Jornal tão-somente, mas para toda a Comunicação Social que tem determinado, na prática, que Cabo Verde tenha uma excelente posição e reputação nas classificações internacionais.

 Treze anos de estrada e é forçoso fazer a retrospectiva e o diagnóstico sobre o “estado da arte” do A NAÇÃO, como forçosa a prospetiva. Motivação, compromisso e empenho não nos faltam. Os dados estão lançados e as provas estão dadas.

 Aliás, a Nação é isto: irmos juntos, construindo o futuro e que tal não configure jargão político, por acidental coincidência de estarmos em período eleitoral. 

É que nós, isentos no tratamento das coisas e das causas, já temos o seu voto, caro leitor.

Continuamos juntos, para muitos e muitos outros 6 de Setembro.

Por ora, brindemos aos 13 anos…mesmo que seja virtual.

 

A Direcção

PUB

PUB

PUB

To Top