PUB

Destaques

Destaques da edição 680 do Jornal A NAÇÃO

Presidência da Comissão da CEDEAO
Orlando Dias de novo na corrida
Orlando Dias já está no terreno a preparar a sua candidatura ao cargo de presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). Este deputado do MpD, que já foi vice-presidente do Parlamento dessa organização sub-regional, prefere jogar na antecipação para evitar a “desfeita” que o Governo lhe fez nas eleições de 2017. Supostamente, já tem um Chefe de Estado como seu mandatário.

 

“TV Educativa”
Governo promete televisores aos alunos mais carenciados
O Governo vai distribuir televisores aos alunos provenientes de famílias mais carenciadas para que estas possam acompanhar as aulas à distância, a partir do canal exclusivo da TDT. A garantia é da directora nacional da educação interina, Eleonora Sousa, que falava no segundo webinário de estratégias para a reabertura das escolas nos países africanos lusófonos.

 

Bairro de Safende
De problemático a modelo de intervenção comunitária

Safende já foi um dos bairros mais violentos da Cidade da Praia e uma das primeiras “bocas de fumo” do país. Nos últimos anos, o associativismo e uma forte intervenção comunitária vêm tentando eliminar o estigma existente há décadas, para dar lugar a uma comunidade activa e que pode servir de exemplo para outros bairros da capital do país.

 

Tarrafal de Santiago
Criadores preocupados com morte repentina de bovinos
Os criadores de animais de várias localidades do concelho de Tarrafal de Santiago estão preocupados com casos de morte repentina de gado bovino. Nas últimas semanas já morreram mais de duas dezenas de cabeças de gado. Os criadores falam em vírus estranho mas o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) aponta a má nutrição como causa dessas mortes.

 

Tubarões Azuis
Bubista quer resgatar a confiança dos jogadores para os embates que se avizinham
O novo seleccionador nacional de futebol, Bubista, quer resgatar a confiança dos jogadores e dos adeptos para os próximos desafios da selecção nacional. Vencer em casa e conquistar os pontos fora fazem parte da estratégia deste técnico que promete novidades nas próximas convocatórias. Bubista admite que a paragem devido à pandemia da Covid-19 teve um impacto negativo nos atletas, mas permitiu à equipa técnica preparar-se melhor para os desafios emergentes.

 

Santo Antão
Chuvas intensas fazem lembrar furacão Fred
Na madrugada de segunda para terça-feira, 7 para 8 do corrente, choveu com muita intensidade em toda a ilha de Santo Antão como resultado da passagem da depressão tropical Eighteen que se transformou na tempestade Rene. As chuvas intensas, com fortes rajadas de vento, deixaram algumas zonas isoladas, destruíram plantações e, por outro lado, fizeram correr muitas cheias que encheram a barragem de Canto Cagarra que há muito tempo não recebia água.

 

Esta Edição nº 680 – que já está disponível em PDF! -, contém, também, o já tradicional Caderno ETC., a par das Opiniões de Alexandre Gomes, Emanuel Brito e José Sanches; assim como, as Colunas de Alex Semedo, Filinto Elísio e de Marciano Moreira.

 

PUB

PUB

PUB

To Top