PUB

Edições Emblemáticas

Primeiro Prémio Camões para Cabo Verde

CONTEÚDO PREMIUM

Arménio Vieira
Cabo Verde é Camões
Arménio Vieira é Prémio Camões. A notícia apanhou o País de surpresa. As reacções não se fizeram esperar, tanto de personalidades nacionais como internacionais. De repente, toda a Imprensa nacional voltou os focos para o escritor Arménio Vieira, tratado pelos amigos, simplesmente, por “Conde”. Igual a si mesmo, ArménioVieira não mudou a sua rotina e recebeu os jornalistas – nacionais e estrangeiros -, que o procuraram, comodamente sentado num dos bancos da Praça “António Lereno” (no Platô DA Cidade da Praia). Uma a uma, “O Conde” foi respondendo às perguntas, visivelmente feliz pela atribuição, que ele mesmo classifica de quase impensável para um escritor cabo-verdiano. No meio de tanta emoção, o Jornal A NAÇÃO, teve um curta conversa com o autor de obras tão emblemáticas como “Poesias”, “O Eleito do Sol”, no “Inferno” e “Mitografias”. O homem que escreveu “Eu… sou como sou…tenham paciência!”.

A NAÇÃO rumo aos Cem
Aconteceu em Santa Catarina. Durante os dias 29, 30 e 31 de Maio, o Colectivo do Jornal A NAÇÃO, e os seus colaboradores mais próximos, juntaram-se na Cidade de Assomada (no interior de Santiago), para fazerem uma espécie de balanço sobre o percurso do Jornal até aqui e adoptar uma nova largada rumo ao futuro. Preparar o número Cem e o segundo aniversário do Jornal figura, também, como um dos objectivos do Retiro.

José Luís Hopffer Almada defende paridade Crioulo/Português
José Luís Hopffer Almada, mais do que um nome incontornável na Literatura Cabo-Verdiana, é, provavelmente, um dos maiores estudiosos da Literatura Lusófona. Nesta Entrevista, além de defender a sua obra, traça a linha evolutiva das letras no País, situa os autores nacionais por referências literárias, instiga à investigação cientifica na Literatura, desmistifica as razões dos opositores ao Alfabeto Unificado para a Escrita do Cabo-Verdiano (ALUPEC) e assume, abertamente, a defesa da paridade entre o Crioulo e o Português.

Achadinha marcha contra a violência
A população de Achadinha pôs em marcha uma Campanha de Solidariedade a favor da família das duas jovens assassinadas naquela comunidade da Cidade da Praia – a Capital de Cabo Verde.

SDTIBM cria Fundo Económico e Social
Este Fundo Económico e Social da Boa Vista e Maio – FESBEM –, que vai ser alimentado pelos próprios promotores turísticos, é uma das medidas avançadas pela Sociedade de Desenvolvimento Turístico Integrado das ilhas da Boa Vista e Maio – SDTIBM – para contornar e evitar fenómenos sociais como os da “Barraca”, na “Ilha das Dunas”, que nada abonam o Turismo Sustentado que a Sociedade quer para a Ilha. Para além da habitação social, este Fundo vai servir, ainda, para investir na qualificação da mão-de-obra especializada e para apoiar a população na promoção de actividades geradoras de rendimento.

-Esta Edição nº 92, de 04 de Junho de 2009, é feita, também, das Opiniões de Francisco Avelino Carvalho e de José Afonso Covilhã; a par das Crónicas de Abraão Vicente, Domingos Cardoso, Fátima Fernandes, Fernando Monteiro, Filinto Elísio e  Marciano Moreira.

[woocommerce_non_members_only]

[/woocommerce_non_members_only]

[woocommerce_members_only keys=”ee_1o_premio_camoes, fundador”]

Edição Nº 92 do jornal A Nação de 4 de Junho de 2009, com a manchete principal ‘Arménio Vieira, Cabo Verde é Camões’.

[/woocommerce_members_only]

PUB

PUB

PUB

To Top